Na última semana, a unidade regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) de Balsas interditou 24.501 litros de agrotóxicos. A primeira ação aconteceu no município de Fortaleza dos Nogueiras, onde foram encontrados, em um comércio da cidade, 101 litros de agrotóxicos sendo comercializados por uma empresa que não possuía registro para comercialização do mesmo junto à Aged, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
O chefe do escritório regional da Aged de Balsas, Diego Amaral, que atendeu à denúncia, realizou a interdição dos produtos que serão encaminhados ao estado de São Paulo, para incineração em fornos especiais. O chefe ainda formalizou todo o procedimento administrativo contra o comerciante que foi autuado em mais de R$ 13.000,00. “O comerciante já havia sido autuado pelo mesmo motivo no município de Nova Colinas”, contou Diego Amaral.
Em uma segunda ação, já no município de Balsas, a Aged localizou e interditou 24.400 litros de agrotóxicos encontrados em um comércio que também não possuía registro para comercialização. O referido comerciante não foi autuado, pois foi confirmado que ele não havia vendido nenhum produto, manifestando ainda, o desejo de registrar-se imediatamente.
Porém, o fabricante que vendeu o agrotóxico foi autuado pela Aged, com base no decreto estadual, que coíbe a venda de agrotóxicos para comércios não registrados no órgão competente. “Estamos atentos e apurando todas as denúncias que chegam ao nosso setor, pois somos muito cobrados pela sociedade com relação ao controle de agrotóxicos na região, principalmente no comércio e na aplicação. Nos manteremos vigilantes para combater essas irregularidades, zelando assim por um alimento e um meio ambiente de melhor qualidade”, afirmou Diego Amaral.
Publicado em Regional na Edição Nº 14921
Comentários