Técnicos da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) apreenderam, na quarta-feira 47, embalagens vazias (de 20 litros) de agrotóxicos que estavam sendo reutilizados para uso doméstico.
A apreensão ocorreu no km 367 da BR-230 (Entroncamento de Fortaleza dos Nogueiras) e foi feita em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Maranhão. Após a abordagem do caminhão, foi constatado que as embalagens estavam cheias de detergente líquido para consumo doméstico e todo o produto foi apreendido e as embalagens encaminhadas para a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Balsas. “De acordo com a legislação e recomendação dos fabricantes, todas as embalagens vazias devem ser destinadas à central de recolhimento de Balsas”, informou o chefe da regional da Aged de Balsas, Diego do Amaral Sampaio.
Ele informou ainda que estão sendo verificados os lotes de algumas embalagens para que se consiga identificar o produtor que adquiriu o agrotóxico e não enviou a embalagem vazia para a central de recolhimento. “Nós vamos enviar o número do lote para o fabricante do produto para que ele veja a possibilidade de nos informar quem adquiriu o agrotóxico”, disse.
A reutilização de embalagens vazias de agrotóxicos para uso doméstico infringe a lei federal de agrotóxicos nº 7.802, lei nº 9.974 e decreto nº 4.074 e também a lei estadual nº 8.521 e decreto nº 23.118. As embalagens apreendidas serão armazenadas num galpão, enquanto aguardam o procedimento de trituração e incineração.
Publicado em Regional na Edição Nº 14198
Comentários