A Coligação “Porto Franco Não Pode Parar”, formada pelos partidos PDT, PSDB, PCdoB, PSB, PT, PR e PPS, confirmou no sábado, dia 30, em evento público realizado no Clube Ingarana, os nomes do atual vice-prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho Filho, e do ex-deputado Fortunato Macedo para serem candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de 7 de outubro de 2012.
Aderson Marinho Filho é conhecido popularmente por “Adersinho”. Comerciante, filho do tradicional farmacêutico Aderson Marinho, seguiu os passos do pai, tendo mais tarde entrado na política por influência de alguns amigos de sua infância, como o atual vereador e ex-prefeito Erivaldo Marinho.
Por duas vezes, em 1996 e 2000, foi eleito vereador de Porto Franco, sua terra natal, e por outras duas vezes, vice-prefeito nas eleições municipais de 2004 e 2008, compondo a chapa vitoriosa com o atual prefeito Deoclides Macedo. Aderson Filho é casado com a farmacêutica bioquímica Arleide Barbosa, com quem tem duas filhas.
O nome de Adersinho já vinha sendo cogitado pela população e pelo seu grupo político para ser candidato à sucessão de Deoclides desde setembro de 2011, quando foi iniciado o processo de escolha do candidato para as eleições de 2012. A afirmação é do atual prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, durante discurso na convenção dos partidos. Ele também afirmou que Adersinho sempre foi seu fiel companheiro nesses quase 8 anos de administração e nada foi feito neste município sem a participação dele. “Ainda assim, sua candidatura não foi uma imposição, e sim uma escolha democrática que partiu da vontade do povo ao responder às pesquisas quantitativas e qualitativas encomendadas para este fim”, concluiu Deoclides.
Com bom desempenho nas pesquisas e referendado pelos relevantes serviços prestados a Porto Franco e região, o nome do ex-deputado Fortunato Macedo, o Macedim, como é conhecido, foi o mais indicado para compor a chapa encabeçada por Adersinho nas eleições deste ano. Macedim já foi duas vezes eleito para cargo de vereador de Porto Franco, em 1988 e 1992. Em 1996 elegeu-se vice-prefeito na chapa vitoriosa do ex-prefeito Erivaldo Marinho de Aguiar (durante a gestão do Eri, Macedim foi secretário de Educação entre 1997 a 2000). Em 2000, Macedim foi candidato a prefeito ao lado do ex-vereador Edidácio Lopes. Dois anos depois, disputou vaga de deputado estadual, ficou na condição de suplente, mesmo feito repetido em 2006. No governo de Jackson Lago entre 2007 a 2008, Macedim foi secretário adjunto da agricultura, tendo nesse mesmo período assumido a vaga de deputado na Assembleia. Servidor público federal lotado no Ministério da Agricultura, o médico veterinário Fortunato Macedo Filho é casado com Sinai do Egito, com quem tem três filhos: duas moças e um rapaz.
Com o slogan “Pra Porto Franco Seguir em Frente”, a campanha de Adersinho e Macedim só deve ir às ruas a partir do próximo dia 7 de julho, após a confirmação dos registros das candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores dos partidos que fizerem coligação proporcional para preenchimento das 11 vagas na câmara de vereadores nas eleições do dia 7 de outubro próximo. (Da Assessoria)