Técnicos discutem ações do projeto durante seminário realizado em Barreirinhas

São Luís - As ações do acordo de cooperação técnica, firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), serão implantadas, até dezembro, para melhoria dos indicadores educacionais do Estado. A informação foi dada nessa sexta-feira (30) pela analista de programas do PNUD, Maria Teresa Amaral Fontes, durante o Seminário do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão, em Barreirinhas.
De acordo com Maria Teresa Fontes, a meta dos técnicos da Seduc e do PNUD é finalizar o projeto até dezembro. Ela destacou ainda que o PNUD trabalhe em parceria com a Seduc para superar os desafios e garantir a oferta de educação da qualidade.
A analista de programas do PNUD elogiou o trabalho da equipe da Seduc na elaboração do plano de implantação das propostas visando fortalecimento da educação oferecida pelo governo do Maranhão.
Maria Teresa Fontes destacou o esforço concentrado das equipes no sentido de construir as propostas para oferecer educação de qualidade para a população. “Este esforço, a capacidade técnica e vontade política expressiva irão se transformar em propostas concretas das ações a serem executadas pela Seduc”, disse.
Sobre os assuntos discutidos no Seminário do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão, Teresa Fontes ressaltou que depois dessa fase a Seduc e o PNUD irão iniciar a etapa de execução dessas ações.

Erradicação do analfabetismo
A erradicação do analfabetismo no Estado, uma das prioridades do acordo de cooperação técnica do Governo do Estado e PNUD, também foi um dos assuntos discutidos pelos técnicos envolvidos no projeto e reiterada pela assistente de programas do PNUD, Graziela Silveira, durante o seminário em Barreirinhas.
Uma das metas estabelecidas no âmbito do projeto é a melhoria das práticas pedagógicas e avaliação, visando o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e a redução dos índices de evasão escolar, repetência, distorção idade série e o analfabetismo.
De acordo com a assistente do PNUD, Graziela Silveira, a participação do PNUD no encontro teve como objetivo clarear e apoiar na realização dos trabalhos de elaboração dos projetos técnicos.
Rainildes Gomes Campos, coordenadora de um dos grupos responsáveis pela elaboração de propostas do projeto, frisou que o grupo apresentou propostas consolidadas para a ampliação das ações para fortalecer as práticas necessárias nas escolas da rede como a monitoração da prática pedagógica dos professores e auxiliar os alunos para que alcancem melhor desempenho escolar.
“Durante o seminário, o grupo apresentou as ações focadas na erradicação do analfabetismo, ampliação da oferta de vagas para o ensino médio nas comunidades rurais e o acompanhamento da prática pedagógica dos professores, ações que darão um impacto consistente na rede estadual de ensino”, finalizou Rainildes Gomes. (J. França)