Encontro reuniu dezenas de mulheres em ação realizada pela Semu no interior do estado

Após visita da Secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar a quatro municípios maranhenses - Montes Altos, Lajeado Novo, Sítio Novo e Grajaú - durante está semana, três prefeitos garantiram a criação das secretarias municipal da Mulher.   
Essa é o resultado da ação itinerante realizada pela Semu com o objetivo de ampliação e adesão dos municípios à criação dos órgãos no interior do estado. Com essas quatro cidades, subiram para 153 o número de municípios visitados pela secretária Catharina Bacelar, o que equivale a 70% dos municípios maranhenses.
Catharina Bacelar apresentou a secretários, vereadores e às mulheres dos municípios visitados nesta semana, as principais ações realizadas pela Semu. Ela citou a própria itinerância, mobilização e empoderamento de lideranças feministas, diálogo e aproximação com os grupos de mulheres, palestras e capacitações  - seminário sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha para operadoras de direito; capacitação de trabalhadoras rurais; sensibilização do poder público.
De acordo com a secretária, o Governo Federal disponibilizou cerca de R$ 100 mil para campanhas de políticas públicas voltadas para as mulheres. E por meio do Governo do Estado, a Semu obtém o recurso de R$ 2,5 milhões para a realização de projetos beneficiando o segmento feminino.
A Semu, hoje tem 13 convênios em execução com a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, da Presidência da República, Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em Montes Altos, o prefeito Valdivino Rocha Silva garantiu que irá encaminhar à Câmara de Vereadores, Projeto de Lei para criação da Secretaria Municipal da Mulher. Para ele, a iniciativa irá garantir os direitos das mulheres no município. "Acredito que com a criação da secretaria aqui em Montes Altos, vamos poder garantir às mulheres mais qualidade de vida, com a aplicação das políticas públicas para esse gênero", ressaltou Valdivino Rocha Silva.
 Assim como ele, os prefeitos de Lajeado Novo, Edson Francisco dos Santos, e o prefeito de Sítio Novo, João Carvalho dos Reis, também se comprometeram na criação da nova pasta.
O prefeito de Lajeado Novo, Edson Francisco dos Santos, lembrou a importância da aproximação do governo com os municípios. "Estou satisfeito com a presença de uma secretária de Estado em nosso município. Isso demonstra compromisso e responsabilidade", afirmou.
Já o prefeito João Carvalho dos Reis, de Sítio Novo, afirmou que a visita da secretária Catharina Bacelar é uma motivação para a criação da Secretaria da Mulher no município.
Em Grajaú, o encontro foi realizado durante ação da Carreta Viva Mulher, que esteve com a sua equipe multidisciplinar realizando várias atividades direcionadas para a saúde preventiva das mulheres.