Secretário Cláudio Azevedo e produtores de leite beneficiados com os tanques de resfriamento

Açailândia - O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, participou da 6ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, realizada no município de Açailândia. O evento, realizado na sexta-feira (20), contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre produtores, empresários do ramo e representantes da iniciativa privada e de instituições financeiras, que discutiram o fortalecimento da cadeia produtiva na região.
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite foi criada pela Sagrima com o objetivo de identificar as demandas e os problemas enfrentados pelos diversos setores ligados à cadeia produtiva do leite. O trabalho das Câmara tem sido realizado de forma itinerante, seguindo o modelo das câmaras criadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante o encontro, o secretário Cláudio Azevedo assinou dois Termos de Cooperação Técnica entre a Sagrima, a Associação dos Produtores Rurais do Vale da Pimenteira (Cidelândia) e a Associação Comunitária de Lavradores Boa Esperança (Itinga do Maranhão). Na ocasião, foram disponibilizados, para as duas associações, dois tanques de resfriamento de leite, cada um deles com capacidade para armazenar mil litros.
Cláudio Azevedo explicou que somente este ano serão entregues 10 tanques de resfriamento de leite, o que está facilitando a vida do produtor e dando condições a eles de agregação de valor ao produto a ser vendido. “Com a assinatura desse termo de cooperação técnica os produtores terão condições de aumentar a produção de leite e, além de vender para a comunidade, terão condições de fornecer também para os laticínios”, afirmou o secretário.
Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale da Pimenteira, Alício Dias Sampaio, o tanque de resfriamento de leite irá ajudar aos associados a agregarem mais valor ao produto. “Há muito tempo que sentimos a necessidade de termos um tanque desses, mas a associação nunca teve condições financeiras para adquiri-lo. Agora, com a ajuda do governo, nós vamos poder produzir mais leite e com qualidade”, ressaltou Alício Sampaio.

Parceria

Além da Sagrima, a reunião contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que fez uma explanação sobre o Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que será realizado de 24 a 26 de outubro, em Imperatriz.
Um dos pontos altos da reunião aconteceu durante as discussões sobre o grande número de produtores de leite clandestinos na região. O Promotor Especial de Defesa do Consumidor do Município de Imperatriz, Sandro Bíscaro, explanou sobre a atual situação da distribuição dos derivados do leite. O que segundo ele, compromete a cadeia produtiva do leite. “Já realizamos um árduo trabalho de conscientização entre os produtores nesse setor, mas ainda há muito trabalho a ser realizado. Por isso, em parceria com o sindicato e o Governo do Maranhão, por meio da Sagrima, estamos no caminho certo”, afirmou Sandro Bíscaro.
Também durante a reunião, os produtores maranhenses tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo técnico da Emater/MG, Álbany Árcega, sobre o Programa do Queijo Minas Artesanal e a Lei de Produtos Artesanais no Estado de Minas Gerais.
Para o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Sérgio Medeiros, a reunião é um momento de discussão dos assuntos pertinentes ao setor. É também uma oportunidade dos produtores terem conhecimento de cases de sucesso e dos órgãos e instituições parceiras neste processo de transformação. “É por meio das reuniões ordinárias que fazemos a mobilização e a sensibilização dos produtores. Estamos revolucionando este setor”, declarou Sérgio Medeiros.
As próximas reuniões da Câmara Setorial do Leite estão previstas para acontecerem em Balsas, durante a realização do Agrobalsas 2012, e posteriormente, em Imperatriz. (Elisângela Matos)