O Brasil tem um dentista para cada 793 pessoas, uma proporção considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém mais da metade — 55% — está na Região Sudeste. A maior carência está nas regiões Norte e Nordeste, com dados preocupantes como o do Maranhão, em que a proporção é de um dentista para cada grupo de 2.587 pessoas. Com o intuito de contribuir para a redução desses índices, por meio do oferecimento de serviços odontológicos de qualidade à população, o Sesc lançou na terça-feira, 30, em Açailândia o projeto OdontoSesc.
A ação, pioneira no Brasil, é realizada há mais de dez anos pelo Sesc e visa levar tratamento dentário gratuitamente para comerciários, dependentes e a população de baixa renda por todo o estado. A realização do projeto é resultado da parceria entre a instituição e a Prefeitura de Açailândia, representado pela prefeita Gleide Santos e pelo secretário de Saúde, Denison Gigante.
O OdontoSesc tem como objetivo percorrer as cidades levando, além do atendimento odontológico, um serviço humanizado para a sociedade. As ações realizadas são curativas e preventivas, com atendimento especializado e orientação sobre as formas ideais para evitar doenças bucais.
Para isso a unidade móvel do OdontoSesc é equipada com 04 consultórios, 01 sala de raio-x, local de escovação e central de esterilização, além de uma equipe formada por 04 dentistas, sendo 02 do Sesc e 02 da Prefeitura; e 04 assistentes de consultório dentário, sob a coordenação da técnica de saúde bucal do Sesc, Lindalva Miranda de Sousa.
No Maranhão, o caminhão já esteve nos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, em São Luís, no bairro da Divineia; Pastos Bons, Icatu, Presidente Jucelino, Humberto de Campos, São José de Ribamar, Imperatriz e nos próximos meses estará em Açailândia. Nessas estadias são oferecidos serviços de restauração, radiografia, aplicação de flúor, pequenas cirurgias e extração de dente. As pessoas atendidas participam de escovação supervisionada e aprendem o modo correto de escovar os dentes.
Nessa etapa do projeto que inicia os atendimentos na segunda-feira, 6 de maio, mais de 700 pessoas estão agendadas. Esse número será dividido em duas etapas, a primeira com 300 e o restante num segundo momento. O projeto recebe crianças a partir de 7 anos e adultos.
Nas cidades onde se instala, o OdontoSesc visita escolas, creches e associações para levar conhecimento e educação sobre diversos temas, como diabetes e hipertensão.
“O objetivo do projeto é proporcionar conhecimento sobre saúde bucal às pessoas de baixa renda, além de melhorar a qualidade no atendimento em muitos municípios maranhenses com consultórios equipados com materiais modernos, que em muitos locais não existe. É nisso que o OdontoSesc se destaca enquanto projeto social e por isso onde o caminhão se instala os resultados são positivos”, afirmou Lindalva.
A cerimônia de abertura do projeto em Açailândia aconteceu no dia 30 de abril, às 10 horas, no estacionamento da Câmara Municipal, local onde a unidade móvel encontra-se instalada. Participaram da solenidade, o presidente do Conselho Regional do Sesc, José Arteiro da Silva; a diretora regional do Sesc, Remédios Pereira; a coordenadora de Assistência e Saúde, Patrícia Ribeiro; a prefeita de Açailândia, Gleide Santos, e o secretário de Saúde, Denison Gigante.
A unidade móvel de Odontologia do Sesc ficará em Açailândia por 90 dias, realizando 50 atendimentos por dia, sendo 48 clínicos e 02 emergenciais.
Publicado em Regional na Edição Nº 14693
Comentários