Superintendente da Sedihc, Pedro Gabriel, fala que é necessária a construção de uma cultura de conhecimento dos direitos da população

A Região Tocantina recebeu, nessa quarta-feira (30), a Caravana de Direitos Humanos, sediada em Açailândia. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou ações com o objetivo de levar para a região os programas e atividades que garantem a execução da política de direitos humanos.

Técnicos, gestores ligados ao poder público e representantes da  sociedade dos municípios de Buriticupu, Itinga, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca foram capacitados. Eles participaram de oficinas sobre “Violência e exploração sexual de criança e adolescentes” e “Políticas públicas sobre drogas”.
Também, foram realizados serviços de cidadania, com atendimento da carreta do Viva Cidadão, para emissão de Carteira de Identidade e CPF, e orientações sócio jurídicas sobre direitos do consumidor com técnicos do Procon/MA.
De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Sedihc, Pedro Gabriel Soares, é necessária a construção de uma cultura de conhecimento dos direitos da população e garantia de cidadania. “Também garantimos aqui o atendimento da Ouvidoria de Direitos Humanos com orientações para os que estão em situação de vulnerabilidade e risco social”.
A Sedihc realizou, ainda, atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, comemorado em 30 de julho, com palestras, balcão de atendimento e panfletagens. “A educação é um importante passo para o enfrentamento desses problemas”, disse a superintendente de Articulação e Avaliação de Políticas Públicas da Sedihc, Rafaela Brissac.
A Sedihc também realizou a Caravana da Liberdade, nessa quinta-feira (31). O evento é uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho 16ª Região e tem como objetivo realizar ações preventivas de combate ao trabalho escravo.