Educadores reunidos em encontro para debater o censo da educação básica do país

São Luís - O Maranhão sedia até a sexta-feira (16) o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2011, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira (Inep). O evento está acontecendo no Pestana São Luís Resort Hotel (São Luís), e tem em sua programação vários painéis e trabalhos de grupos, que irão debater o censo da educação básica em todo o país.
Participaram da cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (12), o secretário de Educação, João Bernardo Bringel; a presidenta do Inep, Malvina Tânia Tuttman; o diretor de Estatísticas do Inep, Carlos Moreno; a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Maria do Pilar Lacerda; além de representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e coordenadores do censo escolar das 26 unidades da federação mais o Distrito Federal e do censo escolar das capitais brasileiras.
A abertura do evento, também, contou com apresentação cultural, realizada pelo Grupo Gamar, do Centro de Ensino Maria José Aragão (Cidade Operária), que apresentou a peça “Três Contos de Poesia”.
O evento tem como objetivo avaliar as ações do Censo Escolar de 2011, para assim, propor diretrizes que possam ser incorporadas ao censo 2012. Segundo a coordenadora do Censo Escolar no Maranhão, Graça Léda, esse momento é importante no sentido de propor as discussões sobre o censo de 2011, para que as ações exitosas sejam aperfeiçoadas para serem mantidas no ano de 2012.
O secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, destacou a grande satisfação para o Maranhão, em sediar este evento nacional que durante uma semana irá discutir a educação nacional. “A realização do Encontro Nacional do Censo Escolar 2011 é um momento ímpar para a educação do nosso estado. Graças a esse grande trabalho realizado por vários atores educacionais, é que temos à disposição os números reais da educação em todos os estados do país. Tenho certeza que este evento irá propor discussões que irão qualificar ainda mais o belo trabalho que já vem sendo desenvolvido por toda essa equipe”, declarou.
Malvina Tuttman, presidenta do Inep, informou que o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2011, é imprescindível para a elaboração de diretrizes que serão utilizadas na coleta de dados para o ano que se aproxima. Ela ressaltou, ainda, que todo esse trabalho faz parte da união de todos os atores que fazem a educação no país.
“Aqui estamos trabalhando para discutirmos e melhorarmos a coleta de dados referente à educação do nosso país. Poder participar de um momento como este é algo que nos enche de orgulho e nos faz ter a certeza que estamos trabalhando sem medir esforços para melhorar a educação pública que é oferecida no Brasil”, comentou.
De acordo com o diretor de Estatísticas do Inep, Carlos Moreno, o Censo Escolar funciona como uma grande ferramenta entre os três poderes para fazer o acompanhamento da educação em todo o Brasil. Ele destacou a importância da manutenção desse evento, que coloca em um mesmo espaço físico vários atores responsáveis pela educação em todo o Brasil.

Censo Escolar

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. O censo é realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.