São Luís - Com o intuito de garantir a todos os municípios maranhenses suporte técnico e operacional na busca de informações que possibilitem acompanhar de forma mais incisiva a permanência nas escolas dos beneficiários do Bolsa Família, foi aberto, na manhã dessa quarta-feira (26), no Quality Grand São Luís Hotel, o VI Encontro Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (PBF).
O encontro é promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Ministério de Educação (MEC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes; da coordenadora nacional da Frequência Escolar, Conceição Zotta; da coordenadora de acompanhamento de inclusão escolar do MEC, Maria Alice Pedotti; e da representante do MDS, Ana Heloisa.
O secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, enfatizou a importância do encontro no sentido de discutir mecanismos que venham a diminuir as disparidades sociais através de programa de transferência de renda. Ele afirmou ainda que é importante que haja comprometimento em relação ao acompanhamento da frequência escolar dos jovens assistidos pelo programa no estado.
Para a coordenadora de acompanhamento de inclusão escolar do MEC, Maria Alice Pedotti, o encontro dimensiona a importância que o Governo do Maranhão confere ao PBF, buscando interagir com as prefeituras municipais para que o programa tenha um grande alcance e possa ser estendido para o maior número de famílias possível. “O Maranhão está trabalhando de forma conjunta com as prefeituras municipais no sentido de possibilitar um alcance maior do PBF. Esse tipo de trabalho conjunto é o que possibilita o sucesso do programa, pois há a interatividade das três esferas do poder público”, afirmou.
Segundo a coordenação estadual da frequência escolar, o encontro da frequência escolar do Bolsa Família visa garantir a criação de mecanismos no sentido de dar suporte técnico operacional para o controle da frequência escolar nos 217 municípios do Maranhão.
O encontro, que termina nesta quinta-feira (27), reúne, além de gestores da Seduc, secretários de educação municipais, operadores municipais de frequência escolar dos 217 municípios e gestores das escolas estaduais. O Bolsa Família atende no Maranhão 1.069.546 alunos de 6 a 15 anos de idade, e 154.023 alunos entre 15 a 17 anos. (Nielsen Furtado)
Publicado em Regional na Edição Nº 14237
Comentários