O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou, na terça-feira (17), mais uma edição do maior programa de difusão e popularização da ciência e tecnologia de toda a história do estado, o Luminar: Caravana da Ciência.
O Luminar: Caravana da Ciência leva aos municípios e escolas públicas de todo o Maranhão oficinas nas áreas de Astronomia, Eletricidade Básica, Química, Robótica, Paleontologia, Arqueologia e Matemática, além da exibição dos astros e Sistema Solar por meio de um planetário. Os investimentos do Governo do Maranhão para a implementação do programa são de cerca de R$ 300 mil.
"O Programa Luminar é uma das iniciativas do governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que ganharam mais destaque nos últimos anos. A Caravana da Ciência alcançou mais de 15 mil pessoas em 2016, e mais de 30 mil pessoas em 2017 e nós queremos levar as atividades e oficinas para um número ainda maior de pessoas", destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.
Para receber a Caravana da Ciência, as escolas da rede pública de ensino, prefeituras, secretarias municipais ligadas à educação de todo Maranhão devem acessar o edital para inscrição no site da Secti (www.secti.ma.gov.br).
Podem se inscrever na chamada pública escolas da rede pública do Maranhão que preencham os critérios mínimos de infraestrutura de acordo com a natureza das atividades solicitadas. As inscrições seguem até o dia 18 de maio, as caravanas devem ter início no mês de junho.