As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 iniciaram na segunda-feira (9) e seguem até o próximo dia 20 de maio. Para se inscrever, o candidato precisa ter em mãos RG, CPF, deve informar um endereço de e-mail e um número de celular, o município onde fará a prova e a língua estrangeira de sua preferência, para o teste de Linguagens (inglês ou espanhol). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Exame http://enem.inep.gov.br/index.html.
As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição do Enem é de R$ 68,00 e o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), até as 21h59 (de Brasília) do dia 25.
Estudantes concluintes do ensino médio em 2016, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escolas da rede pública, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa. Também podem solicitar a isenção, membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Os estudantes que obtiveram isenção no Enem de 2015 e não compareceram aos dois dias de provas podem solicitar nova isenção mediante justificativa de sua ausência, conforme previsto em edital.
Estima-se que, neste ano, oito milhões de pessoas se inscrevam para participação no Enem. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. O Enem é o principal meio de acesso às universidades públicas brasileiras e é utilizado, também, como seleção para programas do governo, como o Prouni, que oferta bolsas de estudos em instituições particulares, e o Fies, financiamento com juros baixos a alunos carentes.
Neste ano, a edição do exame traz algumas novidades, como a identificação biométrica e um aplicativo para acompanhamento da inscrição pelos participantes.
Mobilização no Maranhão
No Maranhão, as 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) estão mobilizadas com o intuito de garantir a participação dos alunos da rede pública estadual. Os estudantes podem efetivar suas inscrições nas escolas com laboratórios de informática, nos Núcleos de Tecnologia Educacional, além de pontos de apoio nas sedes UREs, que subsidiarão meios de acesso para inscrição dos alunos.
Além das ações de fortalecimento aos estudos até o mês de novembro, as instituições de ensino médio do Maranhão realizarão rodas de conversas, palestras, distribuição de informativos e outros meios para incentivar e qualificar a participação dos alunos no exame. A meta é que 100% dos estudantes que cursam o terceiro ano se inscrevam e compareçam no dia do exame.
Núcleos de Tecnologia Educacional à disposição para inscrições:
NTE São Luís II - CEM Gonçalves Dias
NTE Timon - URE Timon
NTE Bacabal - CEEFM Pres. José Sarney
NTE Balsas - CEEFM Pe. Fábio Bertagnolli
NTE Caxias - CEEFM Inácio Passarinho
NTE Imperatriz - URE
NTE Itapecuru - CE WadyFiquene - CAIC
NTE Pinheiro - CE Dom Ungarelli
NTE São João dos Patos - AGED
NTE Santa Inês - CE Bandeira Tribuzzi – CAIC
Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis na página do Enem de 2016, na internet. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.
Comentários