São Luís - Com a temática “Perspectivas e desafios da gestão da produção e operações, foi aberta a I Semana de Engenharia de Produção do Maranhão (SEP/MA), no Rio Poty Hotel, na Praia da Ponta d’Areia, na quarta-feira (14). A I SEP-MA é uma realização da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Curso de Engenharia de Produção, com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Faculdade Pitágoras, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead), Centro Universitário do Maranhão/Uniceuma e Memps, com apoio do Instituto Superior de Educação Continuada (Isec).
A primeira edição da SEP/MA tem como objetivo promover reflexões sobre as perspectivas e desafios da gestão da produção e operações, destacando as tendências do mercado consumidor, a concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de materiais, informação, equipamentos, energia e a formação multidisciplinar dos profissionais no cenário maranhense.
Durante a cerimônia de abertura, o professor José Augusto saudou e parabenizou a todos os envolvidos na concretização da Semana, em especial a professora Rossane Cardoso, coordenadora geral da I SEP-MA, e Wellington Assunção, pelo esforço e dedicação. “Eu tenho a convicção de que ao final desse trabalho nós estaremos melhores, mais enriquecidos pelo conhecimento que será objeto de muita discussão durante esses dias. Acredito que uma larga troca de experiências acontecerá aqui, sobretudo, num exercício de convivência que faz com que todos possam crescer”, apontou o reitor.
O professor Wellington, por sua vez, manifestou alegria e agradecimento a todos que contribuíram para a realização do evento e deixou um recado para os participantes, “aproveitem esta oportunidade e tudo aquilo que a Semana de Engenharia de Produção do Maranhão tem a oferecer e a ensinar. Sejam dedicados e sejam, acima de tudo, ambiciosos em termos profissionais. Não tenham medo de aprender, de estudar, nem de querer saber mais. Aprendam a ser, saber e fazer”, destacou o professor.
Após os discursos de abertura, o professor Doutor Rolf Hermman Erdmman, do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou a palestra “Relações Complexas em Administração da Produção”, na qual discorreu sobre a relação entre a produção e a Teoria da Complexidade, que sugere que as organizações e seus sistemas sejam vistos como complexos adaptativos (SCAs), cuja propriedade básica é a capacidade de ajustar seu comportamento em função das alterações ambientais.
Compuseram a mesa diretora do evento, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão Uema), José Augusto Oliveira; o secretário- adjunto de Ciência e Tecnologia (Sectec), Osvaldo Ronaldo Savedro Mendes; a diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rita Seabra; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge de Jesus Passinho; o diretor do Curso de Engenharia de Produção da Uema, Wellington de Assunção; o presidente do Instituto Superior de Educação Continuada (Isec), Luís Celso Cutrim; e a gerente de Projetos do Sebrae, Keila Pontes. (Alcindo Barros)