Para atender a uma recomendação do Serviço de Inspeção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em Açailândia, o abatedouro frigorífico da cidade montou uma barreira sanitária na entrada do estabelecimento para garantir a desinfecção de veículos que entram na indústria para prevenção e proteção contra agentes nocivos como vírus, bactérias e patógenos.
Além disso, seguindo ainda as orientações da AGED, outras medidas de prevenção foram tomadas no abatedouro como: aferição de temperatura dos funcionários, restrição de entrada de pessoas estranhas ao estabelecimento, uso integral de máscaras, aquisição de álcool gel e distribuição do mesmo por toda área comum do Abatedouro.
De acordo com o fiscal estadual agropecuário, Mauro Sérgio Soares, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual da AGED em Açailândia, houve plena colaboração por parte da indústria frigorífica e da Responsável Técnica do estabelecimento para a realização das exigências e das medidas preventivas e protetivas contra a Covid-19. "A barreira sanitária é a medida de prevenção para diminuir a possibilidade de contaminação. Essa será uma atividade dioturna, independente se está ou não havendo abate. As medidas são importantes porque trata-se de serviço essencial e, por isso, o objetivo é proteger as pessoas e garantir a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor", explicou.
A barreira funciona da seguinte forma: quando um veículo solicita entrada no frigorífico, o mesmo é encaminhado para uma área destinada a desinfecção, onde através de um jato de água adicionado a um produto desinfetante, são lavadas as rodas, caixas de rodas e a lataria. Logo em seguida o veículo é liberado dependendo da atividade a exercer.
A indústria que está acolhendo a recomendação da AGED tem registro no Serviço de Inspeção sob número AF SIE-59, em Açailândia-MA.
Publicado em Regional na Edição Nº 16628
Comentários