São Luís - O curso Cuidador de Idosos, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (ESDPE), entrou na sua quinta semana de atividades, intensificando a discussão de temas relacionados à saúde e ao bem-estar dos maiores de 60 anos. Em pouco mais de um mês de aulas, 15 facilitadores repassaram informações para os mais de 600 alunos matriculados no curso, na capital e interior do estado. A capacitação será encerrada dia 4 de maio.
Os cuidados na correta movimentação do idoso, com ênfase na prevenção de quedas, chamando atenção para a importância da atividade física, foram temas abordados, esta semana, pela educadora física Ana Teresa Ramos. Já as doenças mais comuns entre os idosos, a exemplo da retenção, incontinência e infecção urinária, afecções pulmonares, depressão, demências, Parkinson, Alzheimer e Acidente Vascular Cerebral (AVC) tiveram suas particularidades detalhadas pelas geriatras Jacira Serra e Fátima Carvalhal, que também apresentaram e discutiram situações como o isolamento social, as imobilizações decorrentes de fraturas de quadril e colo de fêmur.
O curso é transmitido via satélite para 11 municípios, numa parceria entre a Defensoria Pública do Estado DPE/MA e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec). Com uma carga horária de 160 horas, a capacitação foi concebida pela ESDPE, em parceria com o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, e apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos. (Socorro Boaes)
Publicado em Regional na Edição Nº 14371
Comentários