A secretaria judicial da 2ª Vara de Fórum de Grajaú desmentiu, na manhã dessa quarta-feira, 24, a invasão do prédio para roubo de armas. De acordo com informações da comarca, o fórum passa por reforma e, em razão da constante troca de móveis e processos de lugar, vários objetos foram encontrados remexidos, contudo não havia nada que indicasse arrombamento do fórum.
Ao ser informado sobre a suposta invasão, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, acionou a Assessoria Militar da Corregedoria, que de imediato entrou em contato com o comando da PM em Grajaú e pediu a um grupamento que verificasse a situação. Fórum e policiais não souberam precisar de onde partira o boato.
Em Grajaú – comarca de entrância intermediária a 542 km de São Luís – funcionam duas varas. O juiz João Pereira Neto, da 2ª Vara, estava em audiência na manhã dessa quarta-feira.
A questão de armas em fóruns é uma preocupação constante da Corregedoria. Há recomendações sucessivas do corregedor para envio de armas apreendida a quartéis do Exército próximos da sede das comarcas, como forma de não atrair bandidos aos fóruns. “Ainda bem que não ocorreu nada de grave em Grajaú, mas que o caso sirva de alerta a outros fóruns”, disse Guerreiro Júnior.
Recolhimento de armas
A Corregedoria Geral da Justiça se empenha em campanha para recolhimento de armas em fóruns do estado. A iniciativa já retirou 4.382 armas em 47 comarcas e as entregou para destruição a companhias da Polícia Militar no interior. A orientação do corregedor Guerreiro Júnior é para que o resgate priorize o armamento que não mais interessa a processos penais.
Um total de 817 armas – 488 de fogo e 329 brancas – foram recolhidas pelos militares na terceira etapa da campanha, compreendendo 22 fóruns visitados. Até o final do ano a Corregedoria pretende ir a todos os fóruns do estado. (Michael Mesquita - Assessoria de Comunicação CGJ)