No fim do mês de novembro, a CEMAR promoveu o 1º Workshop de Segurança do Trabalho. Com o tema “O Valor Segurança na nossa Cultura Organizacional”, o workshop foi realizado no auditório da Sede da Companhia, em São Luís e reuniu gestores, técnicos de segurança do trabalho e colaboradores próprios e parceiros da Companhia.
O objetivo do encontro, além de ressaltar o valor da segurança, foi reconhecer o trabalho daqueles que atuam diretamente para que a prática da segurança seja executada corretamente, dentro dos padrões exigidos pela Companhia.
Para André Vianna, gerente de Parceiros, Segurança e Meio Ambiente da CEMAR, os técnicos de segurança em alguns momentos se sentem desmotivados porque muitas vezes são considerados os “chatos” que vigiam a todos. “A nossa intenção ao promover esse encontro foi motivá-los, lembrá-los que o trabalho deles resulta em um bem comum, na preservação da vida e que suas atividades não são apenas uma obrigação, mas algo de extrema importância para sustentar a cultura de segurança preservada pela CEMAR”, afirma André Vianna.
A programação teve início com um café da manhã e, durante o evento, os colaboradores assistiram vídeos e peça teatral motivacional, discutiram questões de segurança, compartilharam experiências, melhores práticas, participaram de concurso e assistiram diferentes palestras realizadas por convidados da ICEP (Instituto de Capacitação e Ensino Profissionalizante) e ALUMAR.
“A CEMAR nos dá um grande incentivo colocando o valor segurança em primeiro lugar. O Workshop foi um exemplo de que a Companhia reconhece nossa importância e que, ao nos valorizar, está valorizando a própria segurança”, reforça Alex Castro, técnico de segurança da empresa Agrasty.
Diretora de Gente e Gestão da CEMAR, Carla Medrado, enfatizou a importância do trabalho do técnico de segurança porque é um profissional que trabalha diretamente para garantir todo o processo de segurança na CEMAR. “Ele funciona como agente que muda o comportamento das pessoas, um educador. Esse Workshop foi uma excelente oportunidade para agradecer e reconhecer o valor desses profissionais. E esse encontro foi o primeiro de muitos, pois vamos garantir que o evento esteja no calendário da Companhia como uma data oficial”, afirma Carla Medrado.
O encerramento foi realizado no final da tarde pelo presidente Augusto Miranda, que aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância de um trabalho seguro, principalmente em uma empresa como a CEMAR, que desenvolve atividades perigosas, e frisou a relevância do Workshop como uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos e valorizar o trabalho dos colaboradores presentes. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)