O deputado estadual progressista Wellington do Curso discutirá, na próxima terça-feira (27), o Projeto de Lei 137/2015, que trata da devolução para os estados da prerrogativa para criarem novas cidades. A discussão ocorrerá em Brasília e deverá contar com a representatividade de movimentos populares de todos os estados brasileiros, inclusive do Maranhão. Wellington disse que, ao percorrer o Maranhão, observou que há vários povoados esquecidos.

“Falta o básico: educação, saúde, segurança, até mesmo água potável. É como se fossem maranhenses apenas no papel e não em direitos. É essa negação de direitos como saúde e educação que faz com que a população de vários povoados maranhenses discuta a emancipação”, disse Wellington.
Em 2017, Wellington participou de audiência pública promovida pela Comissão Especial da Câmara Federal para discutir o projeto de lei complementar (PLP 137/15), que dispõe sobre a criação de municípios no Maranhão. A audiência ocorreu no povoado Coque, em Vitória do Mearim, e contou com a presença do presidente da Comissão, deputado Carlos Gaguinho (PODEMOS/TO), do deputado federal Hélio Leite (DEM/PA); do deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA); além de lideranças como Senhorinha do Maracanã e Augusto César Serejo, presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios. (Assecom)