Aconteceu na tarde dessa segunda-feira (22), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão – SSP-MA, uma reunião, intermediada pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), entre a cúpula da inteligência de segurança pública do estado e membros do Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB-MA.
A reunião teve como objetivo maior a discussão sobre a vulnerabilidade das agências bancárias em todo o estado e como o estado poderia contribuir no combate aos ataques às agências em todo o Maranhão.
“Dias atrás fui procurado pelo Sindicato dos Bancários em Imperatriz para que pudesse intermediar, junto ao Governo do Estado, uma política eficaz de segurança que pudesse auxiliar no combate aos atentados às instituições bancárias em todo o estado. O objetivo é buscar essa integração, onde o poder público otimize a sua ação e possa cobrar cada vez mais a participação dos bancos em uma política de segurança. Essa política passa pelo investimento em tecnologia, proteção aos consumidores e trabalhadores, bem como aprimorar a legislação reforçando a responsabilidade por parte das instituições bancárias e garantindo o cumprimento”, afirmou o deputado Marco Aurélio.
O secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou o empenho das forças de segurança em combater tais práticas, mas destacou a importância da cooperação dos próprios bancos. “O sistema de segurança hoje atua de maneira integrada, coordenando as ações de inteligência e investigações com as ações de repressão qualificada. Mesmo assim, é imprescindível a colaboração das instituições através de investimentos em tecnologia e engenharia, medidas que poderiam dificultar consideravelmente as ações criminosas. Esse contato com a categoria é importante para que possamos ouvir o ponto de vista dos profissionais que vivenciam estas carências diariamente”, salientou o secretário Jefferson Portela.
No ano passado, o governador Flávio Dino e o secretário Jefferson Portela receberam membros da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) e pediram que algumas medidas fossem tomadas pelas instituições para diminuir a vulnerabilidade das agências bancárias. Porém, de acordo com o secretário, quase nada foi feito por parte da Federação.
Para o Sindicato dos Bancários, a única alternativa para reverter a falta de ação dos bancos pode ser a criação de uma legislação específica que trate sobre a padronização da segurança em agências bancárias. “Nós sentimos o interesse por parte do poder público em auxiliar a categoria no combate a esse tipo de ação. Ganhamos um parceiro importante nessa luta que é o deputado Marco Aurélio, que tem encampado nossa luta pela aprovação da Lei de Segurança Bancária, que obriga os bancos a instalar uma série de equipamentos de seguranças, garantindo assim a segurança de seus clientes e dos próprios bancários”, informou Eloy Nathan, presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão.
Também estiveram presentes na reunião o delegado geral da Polícia Civil, Lawrence Pereira, os delegados Antônio Carlos Martins e Maymone Barros, diretores do Serviço de Inteligência da SSP, o delegado Saulo de Tarso e membros da diretoria do Sindicato dos Bancários. (Assessoria)
Comentários