Willian Marinho
Moradores do município de Vila Nova dos Martírios, a 75km de Imperatriz, desmembrado em 1994 junto a outros dez municípios da região, iniciaram no sábado, 5, as discussões em torno de alterar o nome do município para Nova Canaã. A informação foi dada pela prefeita Karla Batista após receber pedidos dos moradores para que enviasse um decreto para a Câmara solicitando que seja aprovado e depois enviado à Assembleia Legislativa do Estado, a qual cabe alterar, incorporar, criar ou permitir a fusão de municípios.
De acordo com a prefeita, o decreto foi enviado na semana passada e já no sábado ocorreu a primeira audiência pública para debater a mudança. Na ocasião, centenas de pessoas estiveram no plenário da edilidade para debaterem o tema junto aos vereadores.
Ela acredita que o decreto será aprovado e depois fará gestão junto aos deputados no sentido de que eles possam também aprovar a alteração de nome de Vila Nova para Nova Canaã e a Justiça autorizar a realização do plebiscito.
"Estamos discutindo com a população a mudança do nome e acredito, neste primeiro momento, que a aprovação do decreto assinado por mim deverá ser o passo inicial e depois iremos iniciar movimento junto aos parlamentares do estado para que eles também aprovem e seja alterado o nome", disse.
Segundo
Este é o segundo movimento para a mudança de nome dos municípios criados em 1980. O primeiro foi Governador Edison Lobão, que pretende retornar ao nome antigo de Ribeirãozinho. O pedido, aprovado pelos vereadores, ocorreu após decisão do MPF que proíbe nome de pessoas vivas em órgãos públicos e em municípios.
Apesar da decisão que chegou a suspender repasses para o município, até hoje, passados mais de seis anos, ainda não foi aprovada a realização do plebiscito para que seja ouvida a população, como determina a lei. Com isso, o nome continua sendo Governador Edison Lobão.
Comentários