O senador Lobão Filho, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, assegurou na manhã de ontem que está articulando  junto à cúpula nacional do PDT, uma aliança com o partido para a indicação do candidato a vice-governador.
A articulação do pré-candidato  começou depois que o PDT foi preterido da chapa do PCdoB em favor do acordo com o PSDB. O acerto para a chapa PCdoB/PDT foi firmado com Flávio Dino ainda em 2012, para ocupar espaço na chapa majoritária. Com a mudança feita pelo comunista, que fechou aliança com o PSDB de João Castelo, e oficializou a indicação do deputado federal Carlos Brandão (PSDB) para vice, o partido ficou a deriva.
Os primeiros entendimentos foram iniciados ainda pelo ministro Lobão, em Brasília, que esteve reunido com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O senador aguarda uma resposta do PDT, que anda insatisfeito, mas até o momento não teve coragem, ou sequer demonstrou a intenção de romper politicamente com Dino. Weverton Rocha (PDT) é o principal mantenedor da aliança até o momento.
Esta semana, o ex-prefeito Chico Leitoa, que exerce cargo dentro do PDT, informou que Lupi está propenso a lançar um nome próprio do partido a governador ou aderir a outra candidatura. Neste aspecto, surgiram mais fortes versões de que o PDT poderá fazer dobradinha com o PMDB.
Ontem, Lobão Filho esteve reunido com a presidente Dilma, quando discutiu a formação de uma coligação composta pelos partidos que apoiam a reeleição da petista. Foi o sinal para a aumentar a discussão em ter em um mesmo palanque todos os partidos, entre eles o PDT.
A discussão, ainda começa a soprar ventos favoráveis para a região tocantina, que poderia indicar um vice na chapa, numa eventual composição PMDB-PDT.
Mas caso o PDT não aceite indicar o vice do PMDB, o nome do empresário e pré-candidato a deputado federal Ildon Marques (PMN) surgiu forte, ontem, em São Luís. Praticamente foi dada como certa que, sem o PDT, a vaga será do ex-prefeito de Imperatriz. Até porque o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, irá disputar a reeleição. (W. Marinho)