Vice-governador destaca importância do evento para o processo de desenvolvimento do Maranhão

São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, nessa quinta-feira (6), do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão, realizado pela Assembleia Legislativa (AL), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Na ocisão, ele ressaltou que os vereadores eleitos e reeleitos serão fundamentais no processo de desenvolvimento econômico que o estado vivencia.
“O Maranhão vem crescendo, mas esse crescimento deve vir acompanhado de distribuição de renda, incentivo às microempresas e fortalecimento da agricultura familiar. É importante que vocês levem essa concepção para os seus municípios e estejam aptos para legislar com essa perspectiva de crescimento”, assinalou o vice-governador em seu discurso.
Washington Luiz destacou, ainda, a importância do poder legislativo na construção de uma democracia cada vez mais forte. “As câmaras devem ser independentes e autônomas para que sejam fortes e desempenhem seu papel na construção do processo democrático”, apontou. “Essa iniciativa da Assembleia é fundamental para capacitar os novos vereadores para a legislatura”, arrematou. Também presente o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.
O presidente da AL, Arnaldo Melo, frisou em seu discurso que o mandato constitui-se em uma missão. “Esse encontro vem refletir sobre o poder legislativo e suas funções na democracia brasileira”, assinalou. Durante sua fala, o presidente da Assembleia destacou ainda a criação da Lei 9.555, que institui no Maranhão o dia 16 de fevereiro como “Dia do Poder Legislativo”.
Ele anunciou que a Assembleia Legislativa estuda a criação de um Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão, com a função institucional de promover a interlocução entre o legislativo estadual, as 217 Câmaras e os 2.372 vereadores da próxima e das futuras legislaturas.
A cerimônia de abertura do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim; do Corregedor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), José Bernardo Rodrigues; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha; do diretor da Secretaria Especial do Interlegis do Senado Federal, Haroldo Tajara; além dos 42 deputados estaduais do Maranhão.