O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou de diversas audiências, nessa quarta-feira (23), em Brasília, envolvendo os setores de cultura, eletricidade e habitação rural.
Acompanhado do secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, o vice-governador discutiu com o diretor de Engenharia e Planejamento das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), Adhemar Palocci, projetos da empresa no Maranhão.
Segundo Palocci, a Eletronorte vai contribuir com ações, em parcerias com o Governo do Estado, por meio do Programa de Combate a Miséria, que serão coordenadas pelo vice-governador.
Foi discutida a realização de um convênio entre Eletronorte, Governo do Estado e Prefeituras para o aproveitamento de kits solares do Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios (Prodeem), que visam o aproveitamento da energia solar.
De acordo com explicação do secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, os kits de energia solar são formados por gerador fotovoltaico, lâmpadas, painel solar fotovoltaico, controlador de carga e baterias. Serão utilizados para beneficiar comunidades isoladas que encontram dificuldades de acesso a energia, além de escolas, postos de saúde, centros comunitários, igrejas e outros.
De acordo com Ricardo Guterres, a reunião foi proveitosa, pois o vice-governador e ele colocaram para o diretor da Eletronorte questões importantes do setor energético, com a realização do mapeamento eólico e do Balanço Energético no Maranhão.
Adhemar Palocci confirmou que a Eletronorte estará, em breve, iniciando os estudos sobre o Atlas Eólico do Maranhão, visando demarcar o potencial dessa energia renovável, por meio da implantação de usinas produtoras.
Cultura
Washington Luiz Oliveira se reuniu, também, com a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão. Eles discutiram projetos para o Maranhão com a possibilidade de, através de parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, apresentarem propostas que visem a revitalização do Centro Histórico de São Luís, os destinos turísticos do estado e a divulgação da cultura maranhense.
O vice-governador ficou satisfeito com o que ouviu da secretária, e ficou de articular um encontro envolvendo representantes do Governo do Estado e da Fundação Calouste Gulbenkian, uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a arte, a beneficência, a ciência e a educação, com sede em Lisboa.
Habitação rural
No início da noite, em audiência na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), com a superintendente Nacional de Habitação Rural, Noemi Aparecida Lemes, e com o Chefe de Gabinete do Presidente, Vânio dos Santos, o vice-governador solicitou apoio para o Projeto João do Vale Mestre de Obras Musicais, que tem por objetivo resgatar, organizar e difundir a obra e trajetória do compositor maranhense, de modo a tornar o Centro de Cultura João do Vale como referência para a promoção da cultura maranhense, nordestina e brasileira.
O vice-governador, também, tratou do Programa Nacional de Habitação Rural, buscando articular com a Caixa ações no sentido de mudar a realidade do estado, que atualmente possui o maior déficit de habitação rural do país.
Segundo a superintendente Nacional de Habitação Rural, Noemi Aparecida, a Caixa deve marcar no decorrer do mês de dezembro uma reunião com entidades ligadas ao meio rural e órgãos governamentais para tratar da implementação do projeto no Maranhão.
Washington Luiz considerou as agendas em Brasília muito importantes para a articulação entre governo federal e estadual. “Buscamos uma interação entre as três esferas de governo, com a finalidade de promover ações que possibilitem o desenvolvimento do nosso estado e a melhoria das condições de vida do povo maranhense”, afirmou. (Secom)
Comentários