Washington Luiz Oliveira empossa membros do Consea

São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira deu posse, nessa quarta-feira (30), aos membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ao todo, foram empossados 72 conselheiros, entre titulares e suplentes.
A solenidade, que aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque, contou com a presença dos secretários de Estado, Francisco Gomes (Desenvolvimento Social) e José Antonio Heluy (Trabalho), e da deputada Francisca Primo.
O vice-governador Washington Luiz destacou que a atuação do Consea é importante para gestão intersetorial e participativa, possibilitando a articulação entre governo e sociedade civil na implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional.
“O conselho é fundamental para a implementação de políticas de combate à fome no estado e fortalecimento da produção da agricultura familiar e das áreas de reforma agrária, em sintonia com as ações do Conselho Nacional Segurança Alimentar e Nutricional”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, o Maranhão tem avançado nas ações de políticas públicas para promover a segurança alimentar e nutricional, criando o Conselho Estadual (Consea/MA) e o Sistema Estadual (Sisan/MA). “O Governo vai apoiar as ações do Consea e o trabalho das secretarias nessa área, propondo alternativas para o enfrentamento à fome no estado”, comentou.
O conselheiro do Consea Nacional, Ribamar Araújo, destacou que a entidade tem a missão de contribuir e consolidar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar no estado. “O objetivo é interagir com as diferentes políticas ligadas à alimentação, que são desenvolvidas em diferentes setores da sociedade”, acrescentou.
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é um órgão de constituído por representantes do poder público e da sociedade civil. O Consea é um órgão permanente, colegiado, de assessoramento ao Governador do Estado e vinculado à Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedes), tem como objetivo propor e monitorar as ações e políticas, garantindo o direito ao alimento e à nutrição para a população do estado, priorizando a qualidade de vida e dos alimentos para a população.

Caisan
No dia 23 de setembro deste ano, o Governo do Estado instalou a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan/MA).
A Câmara é responsável em realizar um trabalho de articulação envolvendo oito secretarias estaduais e é requisito necessário para a adesão do Maranhão à política nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e acesso a recursos federais para investimento nessa área.