Como parte da programação da missão oficial à República da Bielorrússia, o vice-governador Washington Luiz Oliveira se reuniu, quinta-feira (8), com lideranças políticas da Bielorrússia. Participou também do encontro o embaixador do Brasil naquele país, Renato Marques.
No encontro, Washington Luiz destacou a importância do Maranhão por sua riqueza cultural e a localização estratégica que ocupa no cenário mundial. Afirmou, ainda, que o Governo do Estado está determinado a desenvolver a indústria local e o consumo interno. “Estamos abertos a novos investimentos e o Estado dispõe de uma infraestrutura boa, como a ferrovia Norte-Sul e a Transnordestina”, realçou.
Na ocasião, o vice-governador do estado também ressaltou a importância da cadeia produtiva do babaçu, trabalho desenvolvido pelas mulheres quebradeiras de coco no estado, bem como sua comercialização no mercado exterior.
As lideranças da Bielorrússia informaram que o país está importando muitos produtos, de diversos países, e que é preciso fortalecer as relações entre os estados e governos e ressaltaram o interesse de seu país em comercializar o babaçu do Maranhão.
Ao final do encontro, representantes dos dois países firmaram compromisso para manter contatos, sob o acompanhamento da Embaixada do Brasil na Rússia. Nessa sexta-feira, Washington Luiz embarcou para Moscou, na Rússia, para cumprir a segunda parte da missão oficial ao Leste Europeu.