São Luís sedia nesta quinta-feira (25) seminário com a finalidade de divulgar a 4ª edição do “Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil - Prêmio ODM Brasil” - e de debater com as organizações sociais e governos locais a importância das metas do milênio. O evento, que está marcado para as 14h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, será aberto pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira.
Seminários semelhantes serão realizados ainda este mês em Florianópolis (SC) e Manaus (AM). A meta é divulgar o prêmio em todos os estados brasileiros nos próximos dois meses.
No evento de São Luís, haverá a participação do assessor especial da Secretaria Geral da Presidência, Ubirajara Augusto, secretários de governo, prefeitos, membros do núcleo maranhense dos Objetivos do Milênio, além de dirigentes de organizações não governamentais que militam na área social.
O Prêmio visa estimular e reconhecer publicamente projetos exemplares das organizações sociais e de prefeituras, implementados em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com a finalidade de melhorar o mundo até 2015.
Podem ser inscritos projetos que atendam a um ou mais Objetivos: São eles: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; Garantir sustentabilidade ambiental; e Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). As melhores iniciativas serão premiadas, desde que atendam a alguns critérios, entre eles: contribuição para os ODM; impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.
O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica é de responsabilidade do IPEA e ENAP. As inscrições podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br. (Ricardo Milan)