Os vereadores de Açailândia cassaram, na noite dessa terça-feira (21), o mandato da prefeita Gleide Lima Santos (PMDB). Com isso, o vice-prefeito, Juscelino Oliveira (Solidariedade), assumiu pela segunda vez o cargo.
A sessão que culminou com a cassação do mandato de Gleide Santos, uma das mais longas realizadas pela Câmara, terminou depois das 22h. Dezenas de pessoas acompanharam a sessão.
Eleita prefeita de Açailândia nas eleições de 2012 com 51,80% (28.933 votos válidos), Gleide Santos vinha enfrentando problemas para administrar e chegou a ser afastada do comando do município por trinta dias acusada de crime de Improbidade Administrativa. Nesse período, o município foi governado pelo vice-prefeito Juscelino Oliveira.
Após recorrer à Justiça, ela conseguiu retornar ao cargo graças a uma liminar expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Câmara de Vereadores criou uma comissão para apurar as supostas irregularidades cometidas pela administração de Gleide Santos e todos os levantamentos foram listados num relatório apresentado no plenário.
A comissão sugeriu, no relatório, a cassação do mandato da prefeita. Após debate entre os vereadores e advogados, a proposta foi colocada em votação, que para surpresa de muita gente, foi aprovada por todos os 14 vereadores presentes. Não estavam presentes no momento da votação os vereadores Bebezão, Joseli Moreira e Lenilda Costa.
Votaram pela cassação do mandato os vereadores Aluísio Silva, Fanio Maria, Professor Pedro, Vagnaldo, Márcio Aníbal, Carlinhos do Fórum, Marquinhos, Diomar Freire, Fátima Camelo, Bento Camarão, Paulo Canarama, Anselmo Roca, Canela e Fábio Moreira.
Posse
Já nas primeiras horas dessa quarta-feira, teve início a sessão solene de posse do vice-prefeito Juscelino Oliveira no cargo de prefeito. Logo após ser lido o decreto legislativo cassando o mandato da prefeita Gleide Santos, foi dado um prazo para que o vice-prefeito, que já havia sido avisado por populares do resultado, comparecesse portando os documentos necessários. Ele prestou o juramento perante a Casa, sendo em seguida declarado empossado prefeito e recebendo a faixa das mãos da vereadora Diomar Freire.
O prefeito fez uso da palavra, onde se comprometeu a fazer um governo voltado para as necessidades populares, em parceria com os vereadores e o governo do Estado. Juscelino lembrou de ações como o pagamento de dezenas de ações de cidadãos que tiveram de buscar na justiça o direito de ter acesso ao TFD - Tratamento Fora do Domicílio, exemplificando que quando se quer é possível usar o dinheiro da prefeitura para o bem geral do povo. O prefeito fez questão de afirmar que a caminho da câmara recebeu ligação do governador Flávio Dino e que já havia cobrado o início imediato dos 10km de asfalto prometidos pelo governo. Recebeu a garantia de que serão feitos nos próximos dias.
Manifestação
Ontem à tarde, simpatizantes e apoiadores de Gleide Santos realizaram manifestação em apoio à prefeita cassada. Os manifestantes percorreram diversas ruas do centro de Açailândia.
Depois, Gleide falou a O PROGRESSO sobre a sessão em que não esteve presente. Para ela, trata-se de uma decisão política. “Em virtude do meu forte posicionamento no combate à corrupção, propinagem”, afirmou. Anunciou que irá recorrer da decisão dos vereadores.
Comentários