Domingos Cezar

O vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves, usou a tribuna da Câmara na sessão ordinária dessa quarta-feira (28) para colocar em voga um tema que parece ter sido esquecido nos últimos tempos: a criação do estado do Maranhão do Sul. A abordagem animou outros vereadores que também participaram ativamente do debate e elogiaram Gonçalves por lembrar desse importante assunto.
O líder do PSB na Câmara fez um rápido histórico, quando a bandeira do Maranhão do Sul foi praticamente “hasteada” pelo então deputado federal Davi Alves Silva, sendo motivo de conversas, reuniões e seminários, tanto em Imperatriz quanto em outros municípios da região sul-maranhense.
Luis Gonçalves observou que, após a morte de Davi, o tema foi ligeiramente esquecido, mas voltou com força total cerca de cinco a seis anos depois, quando o também ex-deputado federal Sebastião Madeira apresentou na Câmara Federal projeto de sua autoria visando a criação da nova unidade da federação. “Nessa época houve um novo alento, mas também não avançou o quanto desejávamos”, frisou o vereador.
Para o líder socialista, o tema “Maranhão do Sul” não pode ficar sendo lembrado apenas em época de campanha política, notadamente nas campanhas estaduais, quando alguns candidatos da região o utilizam como bandeira de suas campanhas. “Entretanto, mesmo ganhando as eleições, parece que se esquecem da bandeira de luta que levantaram durante a campanha”, afirma Luis Gonçalves.
O vereador conclamou os colegas vereadores a se congregarem com uma nova frente que está sendo formada por líderes políticos, sindicais e empresariais, que alimentam a esperança da criação do novo estado. “Temos que nos unir a essas pessoas, aos líderes comunitários, levando às pessoas essa mensagem que une o povo do sul do Maranhão, que clama por uma verdadeira libertação”, concluiu Luis Gonçalves.