Professor Marco Aurélio: mandato participativo

Apesar das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Imperatriz não terem iniciado, os mandatos dos novos vereadores já estão se desenvolvendo. O professor Marco Aurélio (PCdoB), vereador de Imperatriz, no desenvolvimento de suas funções parlamentares, realizou no último domingo (13) uma reunião de planejamento do mandato.
Com o tema "Construindo um mandato participativo", o encontro reuniu dezenas de lideranças, com uma representatividade diversificada, com o intuito de discutir ideias para um mandato legítimo. Presentes na reunião, lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores, professores, diretores de escolas, ex-candidatos a vereadores, artistas, desportistas, a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Imperatriz, funcionários públicos, comerciantes, além do vereador de Davinópolis Neco e também do vice-prefeito Rubem do Lavajato.
O vereador Marco Aurélio explanou a função do vereador, mostrando suas atribuições, limitações quanto à grande expectativa que muitas pessoas têm, mas também mostrou que um vereador em sintonia com o sentimento do povo consegue desempenhar bem o seu papel. Apresentou alguns dos projetos que já pautarão o início do mandato e também ouviu muitas boas sugestões que foram discutidas e já mostram uma necessidade real de intervenção política. Marco Aurélio pediu que todos possam ajudá-lo na construção do mandato, sugerindo, participando das sessões ordinárias na Câmara de vereadores, discutindo a cidade e na divulgação das ações.
O presidente do Diretório Municipal do PCdoB de Imperatriz, Clayton Noleto, em sua fala, destacou a esperança do partido com os dois mandatos em Imperatriz, sendo o professor Marco Aurélio e o professor Carlos Hermes. Para Clayton, a iniciativa de planejar o mandato ouvindo o povo é fator decisivo para o desempenho de um grande trabalho parlamentar. O presidente estadual do PCdoB e presidente da Embratur, Flávio Dino, fez uma ligação durante a reunião e falou ao público presente da necessidade de construção coletiva para melhorarmos o nosso estado. Apoiar um mandato com sentimento legítimo é apoiar o fortalecimento do seu povo. Flávio também disse da linha do partido, que não é fazer oposição por oposição, mas também não ser omisso com o seu papel.
O vereador Marco Aurélio definiu algumas metas de trabalho que serão implantadas no mandato. A primeira será a de prestação de contas do mandato. Trimestralmente, acontecerão plenárias onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos e para ouvir ideias de atuação parlamentar. O vereador inovará com a participação popular direta no seu voto, uma de suas prerrogativas legais. Antes de cada votação, será divulgada pelas redes sociais a matéria que será votada e os cidadãos poderão se manifestar para assim definir o voto do vereador na matéria. Esta iniciativa visa dar transparência, reforçar a independência e a aproximação direta do cidadão com o parlamentar.
Na reunião também foi apresentada a equipe de assessores e definida que nas próximas semanas ocorrerão mesas redondas com técnicos de algumas áreas, dentre elas educadores e militantes de políticas de prevenção e combate às drogas.
O vereador já está na rotina diária de seus trabalhos, embora a Câmara esteja em recesso legislativo. (Assessoria)