Marco Aurélio com o pré-candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino

O vereador Marco Aurélio (PCdoB) confirma que é pré-candidato a deputado estadual “por entender que o contexto político atual oferece reais chances de vitória”. Dono da segunda maior votação para a Assembleia Legislativa em 2010 em Imperatriz – 11.203 dos 12.578 que obteve – trabalha para fechar alianças na região e diz que sua decisão “é madura e racional”.

“Em 2010, a classe política não valorizava meu projeto, mas fui em frente com poucos apoios e surpreendi. Apostavam que eu não teria 500 votos, e fique atrás apenas de Carlinhos Amorim, que foi eleito deputado. Portanto, não foi a classe política, e sim o povo e Deus que me deram essa grande alegria. Desta vez, as chances são maiores, até porque temos um grande desempenho do nosso pré-candidato a governador Flávio Dino, que lideras as pesquisas”, analisa o vereador.
Marco Aurélio diz não temer críticas quanto à decisão de ser novamente candidato à Assembleia, com menos de dois anos de mandato de vereador. “Como deputado posso fazer muito mais. As funções do vereador são muito limitadas. E nós da oposição sofremos muito com isso na Câmara Municipal”.
Afirma que sua bandeira continua sendo a educação, “porque é o que transforma a vida das pessoas”. “Mas precisamos lutar por cursos profissionalizantes, por oportunidades de empregos, nos municípios de nossa região, principalmente naqueles que sofrem influência direta de Imperatriz”.
“Minha base eleitoral é Imperatriz, mas não devemos esquecer de nossa região, de outros municípios de nosso estado, que carecem de recursos em todas as áreas, como em sistema de abastecimento de água, em saúde, em política sanitária, em estradas, em projetos de produção no campo, em oportunidades para os jovens”, observa.
Defende que os deputados eleitos com grande votação em Imperatriz coloquem emendas também para os municípios vizinhos. “Imperatriz é polo e absorve grandes demandas desses municípios em vários serviços públicos e atividades econômicas. Ajudando esses municípios, estaremos ajudando Imperatriz”.
Marco Aurélio diz que fará campanha em mais de 20 municípios da região tocantina e que tem apoios em outras regiões do Estado. Em Imperatriz, confirma que fará dobradinha com o ex-governador José Reinaldo Tavares, pré-candidato a deputado federal pelo PSB.
“O Governador Zé Reinaldo tem credibilidade em Imperatriz. É respeitado pelos imperatrizenses. Como governador, fez o Centro de Convenções, o Mercado Vicente Fitz no Mercadinho, iniciou a ponte e deixou recursos para o governador Jackson Lago concluí-la, além de muitos outros programas e obras que executou em nossa cidade. Ele sempre ajudou Imperatriz, por isso tem credibilidade com o eleitorado daqui”, explica.
“Um político tem que ter independência e coerência com os princípios, a ética e a Justiça. Tenho construído minha carreira política seguindo esses princípios. Vou para mais uma disputa certo de que, apesar da difícil missão, como foi tudo em minha vida, terei forças e apoios novamente neste projeto para deputado estadual”, finaliza.
Biografia - Engraxate e vendedor de frutas, de pastel e de picolé na infância, Marco Aurélio nasceu em Conceição do Araguaia (PA) em 30 de junho de 1979. É o caçula de quatro irmãos. O pai, Domingos, foi músico, taxista e dono de bar. A mãe, Maria Edinalva (já falecida), era costureira.
Mudou-se para Imperatriz quando tinha 17 anos para fazer cursinho para o vestibular. Morou por algum tempo em casa de parentes, depois mudou-se para um quartinho no Maranhão Novo. Conta que sua mudança “era uma rede, uma caixa de papelão para guardar as poucas peças de roupas e uma geladeira que dava choque”.
Dava aulas de reforço para ajudar a pagar o cursinho – a mensalidade custava R$ 90; a mãe mandava R$ 50 para ajudar.
Passou no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para o curso de Matemática em 1998.
Trabalhou em escola particular como professor da disciplina e na rede estadual de ensino, na qual ingressou através de seletivo.
Fundou o Teorema com três carteiras, dando aulas de matemática – dois dos alunos eram bolsistas.
É casado com Alessandra, ex-aluna, que administra o cursinho. Tem um filho, Marco Aurélio Junior, de 6 anos, adotado, “fruto da decisão mais acertada de nossas vidas”, conta.