Vereador Luis Gonçalves: apoio ao Movimento Cultural de Imperatriz

Domingos Cezar

Por defender os movimentos sociais e culturais da tribuna da Câmara, durante todo o seu mandato, o vereador Luis Gonçalves da Costa (PDT), que é escritor e acadêmico, foi procurado por líderes do Movimento Cultural de Imperatriz (MCI) para que desse entrada no Poder Legislativo com um projeto de indicação cobrando o prédio da Caema para que o MCI o transforme num centro cultural.
Atendendo ao pleito dos ativistas culturais, liderados pelo promotor público João Marcelo Trovão, o vereador Luis Gonçalves apresentou o projeto de indicação, que foi aprovado pela unanimidade dos seus pares. Todos os vereadores endossaram o pedido do vereador, da ativação de um centro cultural no antigo prédio, para instalação de salas de cinema, teatros, escolas de músicas, oficinas de arte, etc.
Na manhã dessa quarta-feira (7), o vereador - ao tomar conhecimento, por intermédio da imprensa, do apoio declarado do prefeito Sebastião Madeira - concedeu entrevista a esse repórter, na qual afirmou que o apoio do executivo municipal vai fortalecer ainda mais a luta dos líderes do Movimento Cultural de Imperatriz no sentido de conseguir o prédio da Caema.
Luis Gonçalves lembrou que o legislativo municipal já havia declarado este apoio quando aprovou um projeto de sua autoria solicitando do governo do estado o velho prédio para que seja construído nele um centro cultural. "O apoio do prefeito veio se juntar ao nosso, razão porque parabenizo os líderes desse movimento que lutam pelo desenvolvimento cultural e social desse município".
Projeto de Lei - Na sessão ordinária dessa quarta-feira (7), o vereador Pastor Luis Gonçalves apresentou o projeto de lei Nº. 19/2012, denominando de Avenida Francisco Neves Regadas a atual Rua Principal do Conjunto Habitacional Itamar Guará, localizado à margem direita da rodovia BR-010, sentido Brasília.
Em sua justificativa, Luis Gonçalves explicou a seus pares que o homenageado, o empresário Francisco Neves Regadas, nasceu no estado do Ceará no ano de 1923 e faleceu no Maranhão, em dezembro de 2007. "No ano de 2001, Francisco Regadas, pelo trabalho desenvolvido nesse estado, foi homenageado com o título de Cidadão Maranhense", informou.
Ele informa ainda, em sua justificativa, que Regadas é fundador da empresa Franere - Comércio, Construções e Imobiliária, hoje sob o comando de seu filho, o empresário Marcos Túlio Pinheiro Regadas. O vereador Luis Gonçalves observa também que a empresa fundada pelo homenageado foi responsável pela construção do Shopping Imperial.
Luis Gonçalves lembra, finalmente, que a empresa responsável pela construção do Conjunto Habitacional Itamar Guará, constituído de casas populares do programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", a ISR - Construções, é de propriedade do empresário Antonio Inácio Pereira Regadas, também filho do homenageado.