Raimundo Primeiro
O vereador José Carlos Soares (PTB), conhecido como Zé Carlos, é o novo presidente da Câmara Municipal de Imperatriz. Eleito com 17 dos votos dos 21 vereadores, ele foi empossado em 1º de janeiro (quinta-feira) e ficará à frente do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa durante o biênio 2015-2016 - os próximos dois anos.
Zé Carlos está no exercício do quinto mandato. Tendo disputado sete eleições, o vereador perdeu duas, mas contabiliza um feito histórico dentro do parlamento municipal: conseguiu reeleger-se duas vezes. "Graças a um trabalho de fôlego, reconquistei o cargo de vereador depois de tê-lo perdido por duas vezes", comenta o dinâmico edil.
Filho do açougueiro Natal Moraes Barros e da professora Francisca Soares, Zé Carlos nasceu em Presidente Dutra, tendo chegado a Imperatriz aos dois anos. Considera-se, portanto, filho de Imperatriz.
Herdou a profissão do pai. Açougueiro, Zé Carlos é casado com Maria do Socorro Santos Barros e é pai de seis filhos - João Paulo, Paulo Henrique, Mariana, Letícia, Pedro e Ana Clara. Há vários anos atuando como açougueiro, é comerciante do setor, em que conta com auxílio familiar na administração dos negócios, o que lhe permite maior tempo para ficar à disposição da comunidade, ouvindo e viabilizando as ações que lhes são reivindicadas diariamente, tanto na Câmara quanto nas ruas de Imperatriz.
Zé Carlos despertou cedo o interesse pela vida pública. Já aos 14 anos, participava de programas sociais e disputava e vencia cargos de dirigente de entidades civis, como grêmios estudantis e grupos de jovens. Exerceu, entre outros, os cargos de presidente da Associação dos Farmacistas (época que possuía uma farmácia) e dos Marchantes de Imperatriz. "Já dirigi umas cinquenta instituições", lembra. Para vereador, Zé Carlos foi eleito com 1.425 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Ao falar sobre sua ascensão à presidência da Câmara Municipal, o vereador Zé Carlos afirma ter sido resultado de um trabalho sério, uniforme, que buscou a sintonia entre seus pares.
Na entrevista a seguir, ele também fala sobre as gestões de Sebastião Madeira (PSDB) e do recém-empossado governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB).
Qual o balanço que o Sr. faz dos 24 meses do atual mandato de vereador?
José Carlos Soares - Olha, muito positivo, pois tenho conseguido trabalhar em sintonia com o Poder Executivo, que tem demonstrado a essa Casa um interesse muito forte em solucionar os problemas apresentados pela população. A Câmara, de modo geral, tem se dedicado a contribuir com o governo municipal. Tivemos, graças a Deus, mais acertos do que erros. O município sofreu um rigoroso inverno, mas, com o apoio do Legislativo, o prefeito Sebastião Madeira tem conseguido trabalhar. A Câmara tem contribuído em relação a esse assunto, ajudando também a colocar em prática uma legislação que condiz com a realidade de Imperatriz. Às vezes, as pessoas confundem o verdadeiro papel do vereador. O papel do vereador é cuidar da legislação, alterá-la e ficar de prontidão para requerer e colaborar com as mudanças que se fizerem necessárias.
Como o Sr. avalia a eleição à presidência da Câmara Municipal de Imperatriz?
José Carlos Soares - A nossa eleição repercutiu em todo o Estado do Maranhão. E isso aconteceu porque foi uma das poucas eleições de Legislativo em que não houve influência de terceiros. Foram os próprios vereadores que viram em mim uma identificação com a Casa. Quando vivemos num parlamento formado por 21 vereadores, procuramos assimilar as coisas, trabalhando em harmonia, empenhados em uma atuação efetivamente produtiva. E foi justamente isso o que aconteceu, de forma que meu nome foi indicado e aprovado, eleito e empossado na presidência da Câmara de Vereadores do segundo maior município do Maranhão. Não aumenta nem diminui o prestígio com que contava junto a meus pares, com os quais desenvolvo um trabalho comprometido com a obtenção de melhorias para a nossa comunidade, em todos os segmentos. Com o apoio dos demais vereadores, na presidência vou tentar melhorar os trabalhos prestados pela Câmara Municipal.
A propósito, quais os grandes desafios a serem enfrentados na condição de presidente da Câmara Municipal de Imperatriz?
José Carlos Soares - É construir, embora eu seja um legislador, mas o nosso desejo é no sentido de construir. Nós queremos, durante os próximos dois anos, construir, aqui na Casa, mais dois gabinetes e uma Biblioteca Legislativa, a exemplo do que tenho visto nas grandes câmaras municipais do Brasil, que têm creches, refeitórios, ou seja, possuem algo que possa atrair o povo. O nosso desejo é fazer uma Biblioteca do Legislativo. Isso fará com que a sociedade possa acompanhar as ações da Câmara Municipal. Queremos marcar a nossa administração com essa biblioteca, que é uma forma de atrair o interesse da população, acompanhando os trabalhos legislativos.
Vereador, em sua opinião, quais os setores que mais precisam de atenção em Imperatriz, no diz respeito ao trabalho desenvolvido pelo governo municipal?
José Carlos Soares - Melhorar, melhorar em tudo, apesar de a gestão pública municipal ter sido atuante. Ao andar nos bairros, percebemos que eles estão precisando de urgentes trabalhos no campo da infraestrutura. Os bairros, após o período invernoso, ficam com aspecto de abandono. O inverno dá a conotação de que a cidade esteja abandonada, mas não está. Mas a gente espera que o prefeito, com o novo gestor do Estado [governador Flávio Dino], consiga viabilizar uma verba, um convênio, que busque tirar Imperatriz urgentemente dessa situação de abandono. Mas as coisas estão acontecendo. Estamos confiantes e, portanto, continuaremos, todos nós vereadores, com a ressonância do Poder Executivo, conseguindo colocar em prática os projetos que efetivamente a comunidade espera... E em todos os bairros. É preciso que a ação aconteça em toda a cidade.
O que esperar da gestão Flávio Dino?
José Carlos Soares - Trabalho, muito trabalho, ouvindo os diversos setores da comunidade imperatrizense. O governador tem apresentado propostas que há anos são esperadas pelos maranhenses.
Quais expectativas das indicações de pessoas de Imperatriz para ocupar cargos da administração estadual?
José Carlos Soares - As nomeações foram importantes, mas que elas não fiquem apenas nisso, que as ações, os trabalhos, realmente aconteçam.
Comentários