Para comemorar os 100 dias de Ação Legislativa na Câmara Municipal de Imperatriz, o vereador Professor Adonilson recebeu para um café da manhã, na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a imprensa, militantes, os representantes de movimentos sociais, sindicatos e autoridades do Governo do Estado na Região Tocantina.
Adonilson justificou que, mesmo diante das limitações, é possível fazer a diferença ao colocar o mandato à disposição das demandas de interesse coletivo. "A prova é que estamos no caminho certo ao propor demandas e apoiar movimentos que trabalham em favor das grandes causas sociais", explicou.
O vereador fez um paralelo entre as dificualdades encontradas para romper o que intitulou de "determinismo da pobreza no Maranhão" ao enfrentar uma trajetória de vida difícil. "As experiências me ajudam a defender e propor as demandas de profunda necessidade da população", disse Adonilson.
Baseada na história de vida do vereador, a história de cem dias de ações legislativas levaram em conta a "coerência" destacada pelo parlamentar na escolha das demandas que apresentam como temática o apoio aos movimentos sociais, aos estudantes e na luta por melhorias no bairro. "Pretendo assim manter a coerência que me fez produzir resultados positivos para os cem dias de ação legislativa e consequentemente para as causas sociais e temáticas que defendo dentro do bom senso de minha história de vinte anos de militância política".
Os cem dias do mandato
Ao falar dos projetos e indicações, Adonilson destacou o apoio ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) com a doação de um terreno para a construção da sede da entidade e a luta histórica pela regularização fundiária na Vila Zenira. "Também estamos viabilizando o apoio para a construção da sede da associação dos moradores".
O vereador citou a aprovação dos indicações solicitando a instalação do Restaurante Universitário para a Universidade Estadual do Maranhão e a Casa do Estudante Universitário. "Sei bem a importância destes projetos para a vida e o futuro dos estudantes. Eu venho de origem humilde, como já destaquei, e passei sete anos morando em casa do estudante e almoçando em restaurante universitário".
Adonilson denominou de "Luta do Bairro", durante o discurso na sede do PCdoB, o engajamento em favor da melhoria das condições de vida dos moradores, em especial da comunidade do Sanharol, onde reside há quase dez anos. "Mesmo com pouco tempo de atividade parlamentar, temos conquistas importantes, como a efetivação do posto de saúde no Sanharol, o projeto Diálogo nos Bairros, que ouve as demandas da população, e o atendimento médico e jurídico custeado pelo mandato", citou o vereador.
Ainda segundo as lutas do bairro, Adonilson citou a excelente conexão do legislativo com o Governo do Estado e Executivo, que representará a pavimentação de sete importantes vias no bairro Sanharol.
A luta pela água foi outra temática apresentada pelo vereador e com resultados importantes na conexão mandato, governo do estado e deputado estadual Marco Aurélio. "Nossa luta vai garantir a regularização do abastecimento de água para mais de vinte mil pessoas".
Redução de férias
dos vereadores
Sem dúvida, segundo o parlamentar, a medida mais polêmica apresentada na Câmara foi a Emenda à Lei Orgânica propondo a redução das férias dos vereadores de 90 para 45 dias. Adonilson disse que tem doze assinaturas, faltando duas para os dois terços necessários para a aprovação da proposta.
Adonilson adiantou durante o balanço das atividades apresentado aos convidados que a medida tem o objetivo de resgatar a credibilidade do poder legislativo, fortalecer a democracia e aumentar o tempo efetivo de trabalho em favor da população.
O vereador aproveitou para fazer o lançamento do jornal "O Mandato", que traz informações detalhadas sobre os primeiros três meses de ação legislativa do parlamentar. "É mais um canal de comunicação que uso para prestar contas das minhas atividades na Câmara Municipal, aumentando assim o relacionamento com a comunidade". (Mozart Magalhães / Gabinete)
Comentários