Vereador Adonilson disse que ações a curto, médio e longo prazo impactarão o combate à violência

O vereador professor Adonilson (PCdoB) destacou as ações do secretário de Segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, em Imperatriz e municípios da região tocantina.

Adonilson acompanhou a visita de Jefferson Portela a Imperatriz numa intensa agenda de compromissos, entre eles a visita ao SEST/SENAT, à Delegacia Regional, ao Encontro sobre Municipalização do Trânsito, que reuniu prefeitos e representantes de nove municípios da região tocantina, e a visita ao 14º Batalhão de Polícia Militar.
Entre as ações, o anúncio da instalação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), uma demanda sugerida com vigor durante a audiência pública em que o secretário de Segurança participou na Câmara de Vereadores, em maio deste ano. “Queremos uma delegacia equipada com centro de perícias e que possa investigar com eficiência os crimes contra crianças e adolescentes, na maioria de natureza sexual e praticados por pessoas próximas à vítima e que deixam sequelas irreparáveis”, disse Jefferson Portela.
A Secretaria de Segurança Pública empossou 40 delegados em 2015 e mais seis iniciam na próxima semana o curso de formação em São Luís. Em dezembro 1400 novos policiais militares saídos da academia devem ajudar a reforçar a segurança pública no Maranhão,  190 deles destinados aos batalhões de Imperatriz. Ainda em dezembro, 102 novos bombeiros devem reforçar os grupamentos nos municípios maranhenses.
Segundo o delegado regional de Imperatriz, Eduardo Galvão, 190 casos de crimes contra crianças e adolescentes foram registrados no ano passado. “Agora estes casos terão uma delegacia especializada para investigá-los e assim reduzir os índices de crimes com a punição aos culpados”, destacou Eduardo Galvão, acrescentando que a Delegacia Regional fará um amplo trabalho de divulgação da DPCA, estimulando a denúncia dos casos de abuso contra crianças e adolescentes.
Da Delegacia Regional, o secretário de Segurança Pública e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) participou da primeira sessão extraordinária realizada fora da capital. “É um passo decisivo nas ações que estamos tomando no sentido de reduzir e punir os culpados por crimes de trânsito com medidas efetivas de curto, médio e longo prazo, com investimentos formatados por estudo e conhecimentos técnicos”, declarou Jefferson Portela. 
Para Adonilson, as ações integradas da Secretaria de Segurança Pública já estão imprimindo reflexos no combate à violência com a redução dos índices de criminalidade no Maranhão. “As ações de curto, médio e longo prazo com um trabalho sério baseado nos anseios da população, na discussão com as entidades e com criteriosos estudos darão respostas seguras e concretas ao combate à violência”, afirmou Adonilson. (Mozart Magalhães)