A deputada Valéria Macedo (PDT) voltou à tribuna nessa quarta-feira (19) para cobrar mais uma vez agilidade na habilitação do Hospital Municipal de Imperatriz em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, para prestação de serviço de quimioterapia, radioterapia, cirurgias oncológicas, exames especializados em câncer na região.

Segundo a deputada, a cobertura do Unacon de Imperatriz cobrirá uma grande extensão que vai até Presidente Dutra e atenderá em média de 1,7 milhão de pessoas nas regiões tocantina, sul e centro do estado: “O Unacon de Imperatriz é uma reivindicação que estamos fazendo desde 2011 e é certo que o governador Flávio Dino amenizou essa questão do tratamento de câncer em Imperatriz com o convênio na radioterapia firmado com a Clínica Oncoradium. Mas é necessária uma solução mais ampla, que é o credenciamento de serviço na rede pública de Imperatriz, o que ainda não ocorreu, apesar de todos os esforços”, disse Valéria Macedo.
A parlamentar afirmou que foi aprovada na CIB a Unacon da região central, sul e região de Imperatriz nas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite, nas CIBs regionais. “Pelas informações que tenho, todos os requisitos necessários ao referido credenciamento já foram efetivados pela Prefeitura de Imperatriz, e a parte do Estado, com aprovação na CIB, ou seja, não há pendências a justificar o não credenciamento urgente desse serviço no Socorrão de Imperatriz para atender a população de modo mais universal e amplo”, proferiu.
Valéria Macedo disse que a habilitação da Unacon, em Imperatriz, ainda este ano permitirá a inclusão de verbas orçamentárias no orçamento da união federal para custeio desse serviço no Socorrão de Imperatriz a partir de 2016. “Temos que juntar forças políticas desta Casa, do governo do estado, da Prefeitura de Imperatriz e especialmente da nossa bancada federal para que a habilitação ocorra em tempo de inclusão no orçamento da União federal para 2016”, declarou a deputada.
Para finalizar, Valéria pediu apoio dos deputados para que o credenciamento seja feito o quanto antes. “Além do acompanhamento aqui no Maranhão desde o início do processo, eu encaminhei ofício ao senador Roberto Rocha e todos os deputados federais do Maranhão solicitando destes que envidem esforços político junto ao Ministério da Saúde para que a referida habilitação da Unacon se torne realidade ainda este ano e antes da aprovação do orçamento da união federal”, afirmou Valéria Macedo. (Assessoria)