Estreito - A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) teve um final de semana de intensa atividade política e parlamentar, quando visitou boa parte da zona rural do município de Estreito, reafirmando compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, fazendo uma prestação de contas desses nove meses de mandato e ouvindo reivindicações da população interiorana daquele município onde, a exemplo da maioria dos municípios sul-maranhenses, foi a mais votada no último pleito.
Valéria esteve acompanhada de várias lideranças políticas de Estreito, como os pré-candidatos a prefeito Verbena Macedo (PDT) e Manoelzinho (PT), além do presidente do PCdoB, Benjamim Nogueira, o “Bibi”, o ex-vice-prefeito Nilo Rocha e o ex-prefeito Edem Abreu, entre outros.
Logo por volta de meio dia, Valéria visitou a comunidade de São Bartolomeu, onde foi recebida com almoço e promoveu um grande encontro reunindo pessoas das comunidades vizinhas e assentamentos da região. Depois, a parlamentar pedetista esteve nos assentamentos Bom Jesus, Nossa Senhora Aparecida e Altamira.
Poços artesianos, estradas para os lotes e outras vicinais, reformas e construção de escolas e postos de saúde, os títulos definitivos de seus lotes, segurança pública e a liberação de recursos junto aos bancos foram a maioria das reivindicações ouvidas pela deputada e minuciosamente anotadas por sua assessoria. Atenta a tudo, Valéria fazia os devidos esclarecimentos exigidos, nunca “vendendo facilidades” ou atribuindo para si a competência daquilo que não está ao alcance das atribuições de um parlamentar.
A maior reivindicação dos moradores da zona rural de Estreito é a recuperação e o asfaltamento da MA-138, que corta todo o município e liga Estreito a Fortaleza dos Nogueiras. Segundo o ex-prefeito Edem Abreu, além de ajudar a melhorar no escoamento da produção, a MA-138 encurtaria em mais de 40 km a distância entre o Estreito e Teresina, a capital do Piauí.
Neste sentido, uma das primeiras indicações feitas por Valéria na Assembleia Legislativa foi a de que a governadora Roseana Sarney inclua no seu plano de obras inicialmente a recuperação e depois a pavimentação da MA-138. Depois de aprovada a indicação na Assembleia, Valéria já esteve com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, e obteve dele a garantia de que inicialmente essa importante MA será recuperada e que recursos serão alocados para que mais tarde seja feita a sua pavimentação.
“Além de agradecer pela votação obtida, estamos ouvindo e levando para a Assembleia Legislativa as reivindicações dessas comunidades. Muitas delas são de exclusiva competência do governo municipal, mas aquelas de responsabilidade do Estado vamos fazer requerimentos e outros pleitos junto aos governos estadual e federal, de maneira que possamos pelo menos melhorar a qualidade de vida dessas famílias, que em sua maioria já estão assentadas ou têm suas propriedades, mas carecem de políticas públicas para que possam aqui viver e produzir, sustentando seus filhos dignamente na terra que lhes pertence”, disse Valéria.
Publicado em Política na Edição Nº 14225
Comentários