A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) deu entrada na Assembleia Legislativa do Maranhão no Projeto de Lei 2553/2013, que integra a “Festa do Senhor Divino Espírito Santo” ao calendário oficial do Estado do Maranhão e dá outras providências.
Segundo a parlamentar sul-maranhense, o culto ao Divino Espírito Santo, difundido em vários Estados do Brasil, é um ritual do catolicismo popular, aqui compreendido como um espaço religioso no qual se encontram práticas de diferentes origens e variados significados atribuídos por seus devotos.
Segundo explica Valéria em seu projeto, trata-se, também, de uma tradição vinda de Além-mar, vez que o culto ao Divino Espírito Santo, evocando o episódio de pentecostes, iniciou na Cidade de Alenquer-Portugal no Século XIII, por iniciativa da Rainha D. Isabel. No Brasil, essa tradição começou no Século XVI e, no Maranhão, entre os anos de 1615 e 1625.
Valéria informou que no Maranhão existem quase 200 impérios do Divino cadastrados em todo o Estado realizando, durante o ano inteiro, mais de 250 festas na Capital e também nos municípios de Alcântara, Anajatuba, Bequimão, Cajari, Caxias, Cedral, Codó, Humberto de Campos, Icatú, Itapecuru-Mirim, Matinha, Mirinzal, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Penalva, Pinheiro, São Bento, Santa Helena, São José de Ribamar, Rosário, Viana, Porto Franco, Sítio Novo, Grajaú, dentre outros.
“Diante do exposto, configurado o interesse público e a relevância social do assunto, ressalta-se a necessidade de se manter no calendário oficial de eventos do Estado a comemoração da Festa do Divino Espírito Santo, objetivando-se principalmente a ampliação do maior número possível de festejos aos benefícios viabilizados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, razão porque passa a ser imprescindível a aprovação e sanção deste Projeto”, diz Valéria. (Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14828
Comentários