A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) participou, nessa quarta-feira (15), do Seminário dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, que ocorreu na UFMA. Com o tema “Fortalecendo a integração das ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, os mais de seis mil agentes comunitários de todo o estado presenciaram a assinatura do Termo de Cooperação para o desenvolvimento de ações permanentes voltadas para Atenção Básica, Vigilância e Gestão em Saúde. As ações são direcionadas para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no Maranhão.

Capacitação e apoio técnico-científico aos profissionais do SUS são alguns dos pontos do Termo de Cooperação entre a UFMA e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, e o reitor da UFMA, Natalino Salgado, assinaram o Termo durante o Seminário Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Maranhão.
Para a deputada Valéria Macedo, a realização deste Seminário se dá em reconhecimento à importância do profissional ACS para atenção básica e saúde do Estado.
“A atenção básica para os agentes de saúde do Estado tem sido solicitada por mim desde o mandato passado. Venho defendendo na Assembleia Legislativa que o estado do Maranhão repasse para todos os municípios uma contrapartida estadual endereçada ao custeio dos agentes comunitários de saúde, os quais são custeados apenas pelo repasse da União. A nossa luta vai continuar, principalmente na melhoria salarial, pois os agentes de saúde são essenciais para desenvolver todos os programas de saúde”, disse Valéria Macedo.
O seminário é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e apoio da Federação Maranhense de Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde de São Luís (SINDACS), Conselho Regional de Agentes Comunitários de Saúde (CRAS), Sindicato Intermunicipal dos Servidores Agentes de Combate às Endemias do Maranhão (SINTRACE) e Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Edemias do Estado do Maranhão (SINTRACEMA). (Assessoria)