A deputada estadual Valéria Macedo (PDT), autora do Projeto de Lei 159/2011, que assegura uma jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem do Estado do Maranhão, participou da II Audiência Pública em defesa de enfermeiros, auxiliares e técnicos em Enfermagem, que aconteceu na Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (09).
Durante o evento, Valéria Macedo lembrou que entre as reivindicações da categoria estão melhorias nas condições de trabalho; piso salarial para os enfermeiros; fixação da jornada de trabalho; garantia de um grande concurso público na área da saúde, entre outros.
“Hoje é mais um dia importante para nossa categoria. Estamos nos reunindo mais uma vez, com representantes de vários órgãos para apresentar nossas reivindicações e cobrar melhorias para toda categoria. Tenho participado de inúmeras reuniões com a categoria. Desde o mandato anterior que venho lutando. Nós queremos valorização, chega de sofrimento”, desabafou.
A deputada revelou que a audiência é uma forma de promover um diálogo aberto entre o governo e os profissionais, buscando soluções para os principais problemas, visando principalmente oferecer um atendimento de qualidade para a população.
“O grande problema dessa classe gigantesca é a desunião e a falta de participação nas ações políticas, o que enfraquece e dificulta o reconhecimento dos trabalhadores e as conquistas da enfermagem. Queremos ouvir a categoria e saber quais as suas necessidades. Esse é um momento importante para que possamos buscar alternativas e soluções para os problemas. O momento é de unir forças em busca da solução dos problemas”, disse.
Durante a audiência, vários enfermeiros apresentaram suas reclamações, reivindicações e propostas. A expectativa é que representantes da categoria, do Governo do Estado e de outros órgãos se encontrem para discutir ações concretas de melhorias para os profissionais e que atendam às solicitações da deputada Valéria Macedo, como um piso salarial justo, a realização do concurso público na área da saúde e coloquem em prática o Projeto de Lei que foi aprovado na Assembleia sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais. (Assessoria)
Comentários