Na tarde de anteontem (21), a deputada Valéria Macedo (PDT) foi eleita a primeira Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2017/2018. Em 10/03/2016 a Mesa Diretora promulgou a Resolução Legislativa n.º 782/2016, que alterou o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão, criando a Procuradoria da Mulher como órgão permanente e especializado da Mesa Diretora, projeto este de iniciativa da deputada Valéria Macedo.

Valéria demonstrou o prestígio que tem na Casa com os colegas deputados e deputadas presentes num total de 30 deputados, não votando apenas os deputados e deputadas ausentes. Foi aparteada pela deputada Nina Melo, que reconheceu o trabalho da deputada Valéria na questão de gênero e nas causas sociais que envolvem a mulher maranhense. O presidente Humberto Coutinho parabenizou a deputada dizendo que “a escolha realmente é um reconhecimento da destacada atuação da deputada Valéria Macedo, que inclusive é autora do projeto de criação”. O deputado Welington do Curso parabenizou a deputada Valéria pela eleição, dizendo que “a Casa está de parabéns pela iniciativa de criar a Procuradoria da Mulher na Assembleia, e sua eleição como procuradora vai dar mais visibilidade na causa da mulher”.
O deputado Rafael Leitoa parabenizou dizendo que “Valéria é uma deputada que merece todo o respeito da Casa, ressaltando ainda a feliz escolha da Assembleia de um nome destacado de nosso PDT”. Por fim, a deputada Francisca Primo parabenizou Valéria e disse que “o momento é muito grandioso para as mulheres e isso engradece o nosso trabalho como mulher. Sinto-me feliz por estar na bancada feminina defendendo a mulher maranhense”.
Valéria Macedo, emocionada, agradeceu pela confiança das deputadas e dos colegas deputados presentes que a elegeram para o cargo de Procuradora da Mulher no biênio 2017/2018. “Para mim, é uma honra e, ao mesmo tempo, um grande desafio ajudar na condução do debate das questões de gênero nesta Casa, e dialogar com todos os setores do poder estadual constituído e com os setores organizados da sociedade civil sobre essa relevantíssima questão que é participação da mulher na sociedade e no poder legislativo do estado”.
Valéria destacou ainda o acerto da Assembleia na aprovação de projeto de resolução de sua nossa iniciativa e que contou com a sensibilidade decisiva do governador Flávio Dino e do presidente Humberto Coutinho, do 1.º vice-presidente Othelino Neto e todos os membros da Mesa Diretora, e de todos os deputados e deputadas desta Casa. Valéria considerou o acontecimento como “uma decisão das mais avançadas que merece todo o nosso reconhecimento”, pois a iniciativa permite um cargo permanente especializado na mesa diretora da Assembleia na mesma dimensão e importância dos demais, para mediar as questões que digam respeito à temática de gênero, na concepção, formatação e aprovação de projetos de lei e nas políticas públicas com interesses das mulheres, sem prejuízo de ser ainda de ser mais uma força da mulher na Mesa Diretora desta Casa. (Assessoria)