A deputada estadual Valéria Macedo deu mais um passo na luta pela concretização de uma antiga reivindicação na área da saúde da região tocantina e sul do estado. A instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em Tratamento Oncológico (UNACON) em Imperatriz, a fim de agilizar a implantação do serviço de radioterapia, quimioterapia e ampliação da cirurgia oncológica na Região Tocantina e Região Central de forma a atender às três macrorregiões: Presidente Dutra, Imperatriz e Balsas, alcançando um número de mais de 100 mil pessoas.
A deputada Valéria Macedo (PDT) propôs e teve aprovada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão a formação de uma Comissão Especial, já instalada, composta por seis deputados, com o objetivo de expor, em audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chiori, a grave realidade dos pacientes de câncer na região Tocantina e pedir providências urgentes para a situação.
A comissão pretende solicitar a agilização do processo de habilitação da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Tratamento Oncológico) em Imperatriz, com serviços de radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica, para que o tratamento do câncer aos pacientes da região Tocantina chegue o mais breve possível, salvando vidas.
Agora com a criação da comissão de deputados esta irá a Brasília contatar, também, a bancada federal maranhense e a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer do Congresso Nacional, para explicar a realidade da oncologia no Estado do Maranhão.
No final do ano passado, Valéria, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizou uma audiência pública em Imperatriz, com a participação de vários deputados estaduais que estiveram na cidade verificando junto aos hospitais da cidade a preocupante situação dos pacientes de câncer.
Ao retornar a São Luís, Valéria fez contundente discurso na AL fazendo um apelo, em nome de todos os deputados, para que o secretário Ricardo Murad enviasse o mais rápido possível esse processo ao Ministério da Saúde. O processo agora já está em Brasília e a comissão recém-criada pretende ir a Brasília pedir a rapidez da implantação do serviço.
“A Lei, a de nº 12.732, diz que os pacientes que têm câncer devem iniciar o tratamento em no mínimo 60 dias. Infelizmente, como aqui em São Luís nós temos o serviço de radioterapia apenas no Aldenora Bello, isso é impossível, pois temos essa fila. Temos em Imperatriz o serviço de quimioterapia e já há uma fila para isso como de cirurgias oncológicas. A fila é grande e nós sabemos que cada dia custa muito para a vida dessas pessoas”, concluiu Valéria, agradecendo a todos os deputados que se sensibilizaram para a criação da comissão viabilizando o mais rápido possível esse processo para a implantação dos serviços de radioterapia, cuja carência está custando a vida de muitos maranhenses da Região Tocantina e de todo o estado do Maranhão. (Assessoria)