Na sessão plenária desta quarta-feira (4), a deputada Valéria Macedo (PDT) comemorou a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 147/18, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Centro de Ciências da Saúde (CSS) na estrutura organizacional da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), com sede em Imperatriz, e que contempla a Indicação 025/2011, feita pela parlamentar em fevereiro de 2011. O projeto aprovado agora segue para sanção governamental.
O Centro de Ciências da Saúde é uma unidade de atuação programática da instituição e objetiva expandir e implantar cursos da área da saúde na sede e nos demais campi da UEMASUL, para propiciar formação qualificada e fortalecer a rede assistencial de saúde na Região Tocantina.
"Mais uma vez, o governador Flávio Dino mostra que tem um olhar voltado para todo o Maranhão, levando obras importantíssimas e estruturantes que transformam a vida das pessoas. A Uema tem contribuído para o desenvolvimento educacional, social e econômico de todo o estado, mas as grandes novidades são a criação da UEMASUL, há pouco mais de um ano e meio e, agora, a criação do Centro de Ciências da Saúde, que possibilitará a implantação do curso de Medicina em Imperatriz, entre outros da área da saúde. Em um dos meus primeiros discursos na Assembleia, pedi ao governo da época a implantação da faculdade de Medicina em Imperatriz, que naquele tempo não existia", disse Valéria Macedo.
De acordo com a parlamentar, "as regiões central e sul do Maranhão, infelizmente, ainda carecem da falta de investimentos na educação superior por parte da Uema, com sede em São Luís, à qual estes campi continuam vinculados".
A deputada disse que, desde seu primeiro mandato, luta pela melhoria da estrutura funcional e acadêmica dos campi de Grajaú, Barra do Corda, Presidente Dutra, na região central, e pelo de Balsas, no sul do estado.
Com relação aos municípios de Grajaú e Presidente Dutra, por exemplo, ela solicitou a construção de um campus compatível com a importância econômica, social e política dessas cidades. "Pedi a construção dos prédios da Uema em Grajaú e Presidente Dutra e ainda a implantação de novos cursos, entre os quais, Direito e Engenharia Civil. Para o campus da Uema em Balsas, fiz indicação do curso de Medicina, a exemplo do que agora ocorre na UEMASUL de Imperatriz", disse Valéria Macedo.
A deputada complementou: "Desse modo, temos que agradecer ao governador Flávio Dino por ter criado a UEMASUL, com sede em Imperatriz. Por ter melhorado suas instalações, seu campus e, especialmente, pela criação do Centro de Ciências da Saúde, que, agora, viabilizará a implantação do curso de Medicina, entre outros. É preciso reiterar ao governador Flávio Dino e ao reitor da Uema mais atenção para os campi dos municípios da região central do Maranhão, especialmente Grajaú, Barra do Corda e Presidente Dutra. E ao sul do estado, mais investimentos e atenção para o campus da Uema de Balsas, neste último caso, com a implantação do curso de Medicina", ressaltou Valéria. (Assecom)
Comentários