A Vale participou nessa quinta-feira, 15, de reunião com prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás para apresentar os investimentos sociais da empresa previstos para os próximos anos. Na ocasião, discutiu também a construção, em conjunto, de projetos que contribuam para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios. O objetivo é definir estratégias e as contribuições de cada um no processo de desenvolvimento das regiões onde a empresa atua.
Durante o encontro, que contou com a presença de 15 prefeitos, outros integrantes do Consórcio e representantes da Vale, o diretor de Operações Logísticas, Zenaldo Oliveira, reforçou a disposição da empresa em formar parcerias com os gestores públicos para melhorar a qualidade de vida da população.
“É importante entendermos neste momento quais são as responsabilidades de cada um, saber o que cabe à Vale e o que cabe aos governos municipal, estadual e federal. Queremos buscar soluções em conjunto, pois para a Vale é fundamental o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades onde atuamos”, destacou Zenaldo.
Além do plano de ação para projetos prioritários nas áreas da saúde, educação e geração de renda, serão realizadas melhorias na infraestrutura da malha ferroviária com a construção de 37 viadutos rodoviários, passarelas e túneis no Estado do Maranhão. Também serão destinados recursos para programas de compensação ambiental previstos no projeto de expansão da Estrada de Ferro Carajás.
A próxima etapa do processo será a apresentação de projetos pelos representantes municipais para que a Vale e o Consórcio avaliem a viabilidade de implementação e façam as devidas priorizações.
Publicado em Política na Edição Nº 14781
Comentários