Madeira fez questão de ir à parada da Avenida Ceará em frente à Secretaria de Educação para informar usuários sobre a praticidade do aplicativo

Desde fevereiro a empresa Rio Anil Transportes está operando o sistema de transporte coletivo urbano de Imperatriz. Mudanças significativas têm sido implantadas para proporcionar mais segurança e comunidade para os usuários. A mais recente foi a criação do app "Meu Ônibus Imperatriz". Além de informar a localização exata dos veículos e horários, o aplicativo possibilita o acompanhamento do trajeto de cada linha, com atualização a cada 30 segundos em tempo real.

Com o aplicativo, as pessoas que utilizam transporte coletivo diariamente passaram a ter mais comodidade. O usuário consegue saber ao certo qual o horário exato que o ônibus passa na parada mais próxima e quais linhas ele pode pegar para chegar ao destino desejado. Isso tudo sem precisar sair de casa, além de poder fiscalizar se os horários estão sendo cumpridos e se são respeitadas todas as paradas.
A jornalista Sabrina de Lima, que utiliza ônibus diariamente para ir trabalhar, conta que o aplicativo está facilitando a rotina dela. "Esse aplicativo veio pra mudar a realidade da gente que trabalha e depende de transporte coletivo. Sem dúvida, o meio de transporte mais barato é o ônibus e agora, com as informações que o aplicativo oferece, se torna mais prático para nós que dependemos desse sistema na utilização desse serviço". Sabrina destaca também que o aplicativo ajuda o usuário a não perder tempo com espera nas paradas. "Eu baixei o aplicativo no mesmo dia que ele foi lançado. E garanto que ele ajuda muito a gente não perder tempo esperando na parada. Eu posso usar melhor meu tempo para resolver outras coisas. Antes, quando não dava para saber ao certo o horário do ônibus, era mais complicado".
Gilson Neto, diretor da empresa Rio Anil Transportes, afirma que os usuários podem, por intermédio do aplicativo, acompanhar o trajeto e localização dos ônibus em tempo real. Conforme ele, os usuários que baixarem o aplicativo terão informações sobre paradas, horários, localização e trajeto dos veículos. A atualização de informações referentes à localização e trajeto, bem como a previsão de chegada às paradas a cada 30 segundos.
Raylson Lima, bacharel em Comunicação Social, afirma que o sistema, mesmo em fase de teste, já está causando uma melhoria significativa na rotina das pessoas que utilizam diariamente os ônibus da cidade. "Uma iniciava muito boa que demonstra a prefeitura e empresa de transportes com a qualidade do serviço".

Divulgação 
Após o lançamento do aplicativo, o prefeito Sebastião Madeira - que comemorou o avanço reiterando, inclusive, que o município vai buscar todos os mecanismos que possam ajudar na divulgação do serviço - fez questão de ir à parada da Avenida Ceará em frente à Secretaria de Educação para informar usuários sobre a praticidade do aplicativo.
O aplicativo ainda está em fase de teste, mas já pode ser baixado gratuitamente na play store, loja virtual do Google. Entre os diferenciais do serviço está a atualização das informações - referentes à localização e trajeto, bem como a previsão de chegada às paradas - a cada 30 segundos. Gilson Neto ressalta que Imperatriz agora passa a ser a 6ª cidade brasileira e 2ª do Nordeste a contar com o sistema de rastreamento M2M.  Todas as paradas da cidade foram cadastradas para garantir a eficácia do serviço.
Para os usuários, outra comunidade será a opção de salvar as informações sobre linhas e paradas que utilizam diariamente. Outro fator interessante é que adicionando o local desejado, o aplicativo informa quais linhas passam pelos locais e horários de chegada. Por exemplo, o primeiro ponto inicia-se pela geolocalização do usuário por meio do GPS, em seguida o aplicativo informa a parada mais próxima, feito isso, basta clicar no destino desejado, daí o "Meu Ônibus Imperatriz" informará quais as linhas passam pela localização e tempo previsto de chegada à parada mais próxima o usuário. (Eva Fernandes / ASCOM)