No município de Amarante do Maranhão, vereadores se reuniram no sábado (15) para deliberar sobre eleição de membros da Mesa Diretora para o biênio 2019 a 2020. A sessão começou com atraso devido a impasse sobre candidaturas. Ao menos quatro vereadores pretendiam concorrer à presidência da casa, entre eles o atual presidente, vereador Neto. O parlamentar tentou viabilizar candidatura à reeleição, mas não conseguiu apoio suficiente.

Após várias tentativas de acordo entre os 13 parlamentares, um princípio de tumulto com discussão entre os legisladores foi registrado por populares que ocupavam as galerias da Câmara Municipal. Em alguns vídeos divulgados em redes sociais é possível ver um vereador sendo retirado de uma sala onde acontecia reunião. No mesmo vídeo uma pessoa faz chamamentos aos vereadores.
Apesar do clima tenso na casa e após muitas negociações, chapa única foi registrada, tendo o vereador Sargento José Aguiar como candidato. Ele foi eleito por 10 votos. Três vereadores se abstiveram de votar. (Nardele Oliveira)