O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por decisão unânime, manteve o registro da candidatura a deputado federal de Deoclides Macedo (PDT). Reunida na quinta-feira, dia 2, a Corte negou provimento a um recurso ordinário interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão, que contestava o deferimento do registro de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE/MA, devido inclusão equivocada pelo TCE/MA na relação de gestores com contas irregulares. Na mesma sessão da última quinta-feira, o TSE, com base no julgado do STF, também confirmou a validação dos 56.071 votos dados a Deoclides Macedo nas eleições de 2014, julgando prejudicado o recurso de agravo da parte adversária.
Não cabe mais recurso e Deoclides, que além de ter seus direitos políticos assegurados, restabelecendo a condição de ficha limpa, assume de vez a condição de primeiro suplente e deve assumir o mandato na Câmara Federal com o retorno do deputado Julião Amin à Secretaria Estadual do Trabalho e Economia Solidária.
“Foi uma batalha árdua e penosa, enfrentando todos os obstáculos para finalmente poder honrar a responsabilidade que o povo maranhense me concedeu de o representar”, afirmou Deoclides Macedo.
Ele fez questão, ainda, de agradecer o corpo de advogados que o defendeu e os amigos que o apoiaram. “Muita gente é pai dessa conquista e eu tenho um sentimento de urgência, pois tenho que fazer valer cada dia por dois, pra compensar o tempo perdido”, afirmou.
Deoclides Macedo é reconhecido como um dos mais ativos políticos maranhenses, com forte liderança na região Tocantina e Sul do Estado. Foi prefeito de Porto Franco por três vezes, duas vezes Prefeito Empreendedor Estadual com amplo reconhecimento da população, foi presidente da Famem, deputado estadual e compôs a chapa de vice-governador com Jackson Lago em 2002. (Assessoria)
Comentários