O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, lançaram nessa quinta-feira (1º), em cerimônia no TSE, o folheto “O seu Município em Números 2016”. As informações estarão disponíveis em papel e em meio digital, contendo dados relevantes de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, como o perfil da população e dos domicílios, saúde, educação e economia, bem como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O objetivo do material, específico para cada município brasileiro, é subsidiar eleitores e candidatos sobre a realidade socioeconômica de cada cidade, de modo a permitir que as soluções mais compatíveis sejam debatidas e avaliadas no momento do voto. “Com isso, o IBGE, de certa forma, cumpre a sua missão de retratar o Brasil e levar essa informação mais para perto de cada brasileiro. O TSE nos permitiu usar sua base de dados e produzimos 5.570 diferentes folhetos impressos, que já estão sendo distribuídos, e também temos as informações em meio digital, nos sites do IBGE e do TSE”, salientou Paulo Rabello de Castro.
O ministro Gilmar Mendes destacou a importância da parceira com o IBGE, que já mostra resultados. O ministro afirmou que há um déficit de informação porque muitos eleitores não conhecem a realidade de seus municípios. “Com essas informações, o eleitor poderá fazer uma avaliação adequada do seu candidato e verificar se as propostas apresentadas dizem respeito à realidade local ou se são propostas estratosféricas. Se um dado candidato tem uma proposta que revela desconhecimento ou pouco conhecimento em relação a determinado problema, o próprio eleitor terá condições de avaliar isso”, enfatizou o presidente do TSE.