As prefeituras maranhenses têm até as 23h59 desta sexta-feira (22) para fazer a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), uma iniciativa do Governo Federal que conta com a parceria do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O programa garante a alfabetização de jovens a partir dos 15 anos, de maneira descentralizada e utilizando voluntariado por todo o país.
O Brasil Alfabetizado é destinado a municípios onde a taxa de analfabetismo é igual ou superior a 25 por cento da população na faixa etária a partir dos 15 anos. Esses municípios recebem apoio técnico na aplicação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.
Para aderir ao programa às prefeituras precisam acessar o site da (Seduc), no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/ e no link ‘Programa Brasil Alfabetizado’ e preencher os dados.
A meta no Maranhão é garantir a adesão das 159 prefeituras que não se cadastraram diretamente com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).
No estado o PBA está sob a coordenação da Seduc, por meio da Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (Supeja) e tem meta de alfabetizar mais de 93 mil jovens com idade a partir de 15 anos, que por um motivo ou outro estão fora da escola.
Após a adesão das prefeituras, a próxima etapa do programa será o lançamento do edital para contratação dos educadores que irão atuar como alfabetizadores tanto nas cidades quanto na zona rural. As aulas serão iniciadas em abril e as turmas devem ter entre 10 e 20 alunos. “A adesão dessas prefeituras é fundamental para o sucesso do programa no Maranhão. O PBA é uma grande oportunidade de avançarmos na erradicação do analfabetismo no nosso estado”, destacou o professor Walter de Carvalho Júnior, supervisor de Educação de Jovens e Adultos.
Comentários