O tempo de televisão durante a propaganda eleitoral na campanha para prefeito tem sua divisão baseada na composição da Câmara Federal. Os partidos com mais deputados têm maior tempo de televisão. No horário eleitoral, de 30 minutos por turno, a divisão é de 20 minutos para ser dividido proporcionalmente de acordo com a representatividade do partido na Câmara Federal e 10 minutos para ser dividido igualmente entre todos os candidatos.
Por isso, a intensa negociação dos dirigentes dos principais partidos em atrair o maior número de siglas na campanha municipal. PMDB e Democratas terão juntos 32% do tempo de TV, ou seja, 6min36seg. Caso a candidatura de Ildon Marques ou de Rosângela Curado se confirme e conte mesmo com o apoio de todos os partidos de sustentação do governo Roseana, seu tempo de televisão deve ser gigantesco. Se juntarmos a ele PR, PTB, PRB, PMN, PHS, PSL, PSC, PV, PTdoB, PRTB e PSD, o tempo de um dos dois chegará a 13min54seg, o equivalente a 69,5% do tempo proporcional às bancadas federais.
Os partidos de oposição lançando uma única candidatura, que pode ser Edmilson Sanches (PCdoB), Luiz Porto (PPS), Kleber Miranda (PSB), Adalberto Franklin ou Justino Filho (PTC), terão o tempo de 6min54seg. Caso saiam isolados, terão um tempo bem reduzido, em que ficaria Adalberto Franklin com 3min36seg; Neudson Claudino com 1min12seg; Edmilson Sanches com 36seg e Luiz Porto com 30seg. Vale ressaltar que este é apenas o tempo de bancada, ainda cabendo o tempo que é dividido entre o número de candidatos igualmente (10 minutos). Confirmando Justino Filho candidato isolado, sem coligação, terá apenas o tempo que é dividido igualitariamente.
Já o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que deve contar com o PDT e PP e possivelmente fisgará alguns dos partidos menores, deve ter somente no tempo proporcional 4min, o equivalente a 21% do tempo de acordo com a bancada federal de PSDB e PDT e PP.
Pelo prognóstico atual, devemos ter cerca de cinco candidaturas. E que dividirão os dez minutos do tempo, que é dividido igualitariamente.
A divisão será bem diferente da de 2008, quando o tempo foi equilibrado entre os candidatos Ildon Marques, Madeira, João Batista e Jomar Fernandes. (Willian Marinho)
Como deve ficar o tempo dos candidatos (estimado):
Ildon Marques ou Rosângela ˜ 14 minutos
Sebastião Madeira ˜ 4 minutos
Adalberto Franklin ˜ 3,15 minutos*
Edmilson Sanches (PCdoB) ˜ 1,5 minutos*
Luiz Porto (PPS) ˜ 1,5 minutos*
Neudson Claudino (PSB) ˜ 2 minutos*
Justino Filho (PTC) ˜1 minuto*
*Caso os cinco últimos saiam coligados, o candidato terá o segundo maior tempo, de ˜ 6,m54s minutos.
*Ainda existem os candidatos de partidos menores que devem lançar candidatura própria e beliscar parte do tempo dividido igualitariamente.
Comentários