O titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – SEPLUMA, Richard Seba Caldas, participou, na manhã dessa quinta-feira (5), da audiência pública realizada na Câmara Municipal que teve como painel discursivo o Zoneamento Urbano e Plano Diretor de Imperatriz. A audiência foi proposta pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB).
Richard Seba observou que na atual administração a SEPLUMA vem colocando em prática alguns programas que estão inseridos no Código de Postura do Município, destacando, entre estes, a padronização das calçadas, a mobilidade urbana, os resíduos sólidos, “os quais estão inseridos no Plano Diretor e de fundamental importância para a cidade”.
De acordo com o secretário, o Plano Diretor emperrou em administração anterior a do prefeito Sebastião Madeira, quando assinou um TAC junto ao Ministério Público, mas não o cumpriu. “Em face a essa situação, a multa pelo não cumprimento do TAC se tornou enorme, comprometendo assim o município”, informou Richard Seba.
Informou, ainda, que para o município fazer um georreferenciamento (mapa geográfico do município) teria que desembolsar algo em torno de R$ 5 milhões. “Desta forma, estamos aguardando o Plano Diretor de São Luís, para que possamos fazer uma adaptação para Imperatriz e esta revisão ficará bem mais barata, cerca de R$ 1,5 milhão”.
“Então, senhores vereadores, estamos com uma equipe estudando essa situação que depende muita dessa questão financeira. Por essa razão, temos que diminuir custos”, afirmou Seba, ressaltando que grande parte desse recurso servirá para treinamento e capacitação de servidores de várias secretarias, a exemplo da SEPLUMA e SINFRA.
O secretário afirmou que a administração Sebastião Madeira está imbuída de fazer o melhor para o município. “Temos que planejar nossa cidade, razão porque estamos buscando estrutura através de parceiros, a exemplo da Suzano, que mantém com a prefeitura uma parceria em torno da captação do lixo”, concluiu o secretário, colocando-se à disposição dos vereadores e plateia para dirimir dúvidas acerca de suas colocações. [Domingos Cezar/ASCOM]
Comentários